Preso no México um dos assassinos da ativista hondurenha Berta Cáceres

berta

Por Gustavo Castillo.

Cidade do México. A Comissão Nacional de Segurança (CNS) deu a conhecer a detenção de Henry Javier Hernández, considerado um dos homicidas da ativista hondurenha Berta Isabel Cáceres Flores.

O suposto assassino foi preso por agentes da Polícia Federal em um operativo conjunto com efetivos do Exército Mexicano e pessoal do Instituto Nacional de Migração (INM), na cidade de Reynosa, Tamaulipas.

Berta Cáceres foi assassinada em 3 de março de 2016 em sua casa, na cidade de La Esperanza, a 180 quilômetros de Tegucigalpa, capital de Honduras, por homens armados.

Documentário ‘Guardiã dos Rios’ mostra a luta de Berta Cáceres em defesa d’água em Honduras

Carta da mãe da lutadora social hondurenha Berta Cáceres, recentemente assassinada

Berta Cáceres: a mulher que se multiplicou em milhões

No México, de acordo com informação da CNS, se estabeleceram linas de investigação que permitiram achar o imputado, por quem a Interpol emitiu alerta vermelho, e segundo as autoridades mexicanas também foi identificado como ex-militar hondurenho.

O imputado foi trasladado para o Instituto Nacional de Migração, onde se revisa sua situação migratória, para posteriormente iniciar o processo de deportação para entregá-lo às autoridades requerentes.

Fonte: La Jornada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.