Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2015 abre inscrições

A primeira edição do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea, em 2014, abriu uma oportunidade inédita para os artistas em Santa Catarina: a possibilidade de dar visibilidade aos seus trabalhos e se profissionalizarem internacionalmente.

5

Joelson Bugila foi o grande vencedor do primeiro prêmio, com “Espaço Compartilhado”, uma obra que usa composições fotográficas que dialogam entre si. “Este prêmio foi um impulso e um apoio a minha trajetória artística, já que estou em início de carreira. Ganhar um prêmio como este requer ter muita responsabilidade, pois é uma oportunidade de escuta para o processo artístico que se torna ainda mais desafiador”, afirma Bugila. O prêmio é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tractebel Energia, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Nesta segunda edição do prêmio, haverá uma pré-seleção de 30 artistas (com até duas obras cada) através do processo de inscrição online. Dos 30 escolhidos nesta primeira etapa, serão selecionados no mínimo 10 e no máximo 20 para participar da Mostra Coletiva do projeto em outubro. Na abertura da mostra serão anunciados os três vencedores.

O ganhador do primeiro lugar será premiado com uma viagem de estudos de um mês na Cité Internationale des Arts, em Paris, com passagem e alojamento incluídos. “A Cité tem um prédio com muitos estúdios e cada um com atelier, cozinha, quarto e banheiro, tudo integrado. A produção dos residentes não é só ligada às artes visuais, mas também à música, à escrita e à biologia, por exemplo. Superou as minhas expectativas em muitos sentidos”, conta Bugila sobre a experiência. Os vencedores em segundo e terceiro lugar receberão uma bolsa de estudos na Aliança Francesa de Florianópolis, de um ano e seis meses, respectivamente.

As inscrições vão de 17/06 a 17/08 e devem ser enviadas para o e-mail [email protected] Para se inscrever, é preciso morar em Santa Catarina e enviar a ficha de inscrição e os documentos solicitados no regulamento. Cada participante pode concorrer com até duas obras inéditas no estado, das seguintes artes visuais contemporâneas: pintura, gravura, serigrafia, fotografia, escultura e grafite. O objetivo do prêmio é incentivar, fomentar e democratizar a produção artística contemporânea no estado de Santa Catarina. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no site da Aliança Francesa de Florianópolis.

REGULAMENTO PREMIO ALIANCA FRANCESA DE ARTE CONTEMPORANEA 2015

FICHA DE INSCRIÇÃO

Patrocínio: Tractebel Energia
Apoio: Fundação Catarinense de Cultura, SIC Radio e Hertz
Coordenação: Marte Inovação Cultural
Realização: Aliança Francesa Florianópolis, Aliança Francesa, Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
Informações: Aliança Francesa: (48) 3222-8925 ou Site

Fonte: Calendário Floripa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.