Porto Rico: Independentista Oscar López em seu povoado depois de 36 anos

SAN JUAN.— O independentista Oscar López Rivera teve um emotivo reencontro com seu povoado natal. San Sebastián del Pepino, no centro montanhoso de Porto Rico, após passar 36 anos preso nos Estados Unidos.

«Eu amo este povo, amo-o com todo o coração, sou pepiniano de raiz», reafirmou no lugar que deixou aos 15 anos para se estabelecer nos Estados Unidos, e apesar de voltar alguma vez, sua entrada na prisão, em 1981, por lutar pela independência de Porto Rico, impediu-lhe ver as mudanças que experimentou o lugar.

López Rivera, quem chegou em 20 de maio acompanhado da filha Clarisa, e escoltado por membros da segurança, asseverou que neste povoado aprendeu o sentido da solidariedade, sua constante quando fez o apelo para defender a Universidade de Porto Rico (UPR), cujo futuro periga.

O combatente porto-riquenho condenou o fechamento de 179 escolas, por ordem do governo de Ricardo Rosselló Nevares e reafirmou seu compromisso com a luta pela independência de sua Pátria porto-riquenha.

«Eu sei duas coisas neste mundo, sei trabalhar e sei lutar. Com meus 74 anos espero ainda ter suficiente energia para fazer as duas coisas nas quais acredito», expressou. López Rivera chegou em 9 de fevereiro passado à ilha porto-riquenha que tem 3,5 milhões de habitantes, para cumprir pouco mais de três meses de prisão domiciliar na residência da filha Clarisa, no setor de Santurce.

Fonte: Granma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.