Por clássico xingamento espanhol no Facebook, ator é processado e vai a julgamento

Foto Divulgação

Começa nesta segunda-feira (17) o julgamento do ator espanhol Willy Toledo por crimes contra a liberdade de consciência, ofensa a sentimentos religiosos. Ele responde também por obstrução da justiça

A denúncia foi apresentada pela Associação Espanhola de Advogados Cristãos contra o ator por quatro mensagens publicadas, em 2017, em suas redes sociais. Na ocasião, ele criticou a abertura de um julgamento oral contra três mulheres pela chamada “procissão da buceta desobediente”, que percorreu as ruas do centro de Sevilha com uma grande vagina de plástico. Dois dos comentários de Toledo foram descartados pelo juiz.

Veja mais: Reportagem do Fantástico mostrou rotina de abuso na igreja onde Carla Zambelli casou

“Eu cago em Deus e tenho muita mais merda para cagar no dogma da santidade e da virgindade da Virgem Maria. Este país é uma vergonha insuportável. Chega a me dar nojo. Vá para o inferno. Viva a buceta desobediente. Muito boas tardes espanholas a vocês”, escreveu Willy Toledo em seu perfil.

O ator foi chamado para testemunhar em três ocasiões, mas não foi às duas primeiras intimações porque considerou que não havia cometido nenhum crime, mas sim “exercitou sua liberdade de expressão”. O advogado do ator disse que ficou surpreso ao perceber que “o que é pensado e dito” ainda é criminalizado neste país. A organização pede 22 meses de multa, enquanto o Ministério Público e sua defesa solicitam sua absolvição por esses fatos, colocando-os dentro da estrutura da liberdade de expressão.

Com informações do Sputnik

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.