Polyphonia Khoros apresenta “Coro e Piano” no teatro do CIC dia 31/10

O espetáculo gratuito conta com a participação do pianista Alberto Andrés Heller

Com a harmonia do coro e a riqueza do piano, o Polyphonia Khoros apresenta no teatro do CIC, às 20h30 do dia 31/10 (próxima terça-feira), o concerto Coro e Piano. O espetáculo, que possui entrada franca, conta com a regência da maestrina Mércia Mafra Ferreira, do maestro Per Ekedahl e do piano de Alberto Andrés Heller.

O programa está estruturado em duas partes: na primeira, serão apresentadas peças de importantes compositores europeus incluindo nomes como Gabriel Fauré e Johannes Brahms. Deste último, além da bela obra Sehnsucht, temos o ciclo Zigeunerlieder – Canções folclóricas húngaras, cuja sonoridade cigana também foi explorada em peças orquestrais do próprio compositor. Ressaltamos também duas peças compostas a partir de canções folclóricas suecas com arranjos de Lars Edlund.

Na segunda metade, sob a regência da maestrina titular do coro, Mércia Mafra Ferreira, o grupo apresentará músicas de compositores sul americanos, como o argentino Carlos Guastavino e os brasileiros Edino Krieger e Edmundo Vilani-Côrtes. Se destacam aqui a obra Indianas, de Carlos Guastavino com ritmos e acentuações característicos da música tradicional daquele país; Surdinas, uma das seis canções de Alberto Heller sob poemas de Cruz e Sousa. Encerrando o programa, três peças de Vilani-Côrtes com citações de ritmos populares (frevo, valsa e toada).

Mércia Mafra Ferreira

Dedica-se à música há 51 anos, de forma intensa e ininterrupta. Radicada em Florianópolis há 41 anos, regeu corais amadores e profissionais, deu aulas tanto no setor público como no privado e, em 2000, criou o Polyphonia Khoros. Teve sua formação profissional no Conservatório Brasileiro de Música, RJ, onde obteve o bacharelado em Piano e estudou Canto e Regência. Foi jurada do segundo Concurso Nacional Funarte de Canto Coral, é membro da Academia Catarinense de Letras e Artes de Santa Catarina, foi condecorada em 2009 com a Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa e em 2015 recebeu a Medalha do “Mérito Cultural Carlos Gomes” em São Paulo SP. Foi Diretora Artística do Festival Aldo Baldin e das óperas encenadas pela Pró-Música e Cia de Ópera de Santa Catarina.  Como regente e diretora musical do Poyphonia Khoros realizou 21 turnês pelas principais cidades de Santa Catarina, sul e sudeste do Brasil, Argentina e Uruguai.

Per Ekedahl

Per Ekedahl é Mestre em Música pela ”Royal Collegeof Music”, Estocolmo (Suécia), onde estudou regência coral com o maestro Robert Sund. Entretanto, sua maior influência foi definitivamente o maestro Eric Ericson, com quem estudou vários anos. Cantou, durante 15 anos, como tenor em quatro corais profissionais regidos pelo reconhecido maestro sueco, com os quais realizou mais de trinta turnês internacionais e inúmeras gravações. Como regente coral Per Ekedahl trabalhou com corais juvenis, coros mistos e masculinos, assim como regeu coros de câmara de elevado nível artístico, e com vários repertórios, de renascimento até música contemporânea. Em 1996, em Praga (República Tcheca), foi premiado com medalha de ouro em uma competição internacional de coros.

Trabalha com o Polyphonia Khoros desde 2015, atuando como cantor, preparador vocal e regente assistente. Em 2016 ministrou uma oficina de regência coral e atualmente divide a regência dos concertos com a  maestrina Mércia Mafra Ferreira.

ALBERTO HELLER

Alberto Heller é músico (compositor, arranjador, pianista) e pesquisador, com grande interesse nas interconexões da música com outras áreas do conhecimento. Possui graduação e especialização em Música pela Escola Superior de Música Franz Liszt em Weimar, Alemanha. É membro da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA). Publicou os livros Fenomenologia da Expressão Musical e John Cage e a poética do silêncio. Gravou treze CDs, compôs trilhas para cinema, teatro e dança, música sinfônica, coral, camerística e também eletrônica, bem como inúmeros arranjos para as mais diversas formações instrumentais e vocais. Entre suas obras musicais, destacam-se a Sinfonia ‘Terra‘, a trilha sonora do filme ‘Ensaio‘, ‘As vozes da poesia‘ (vinte poemas de autores catarinenses musicados para coro e piano e gravados com o Polyphonia Khoros em CD duplo.

 Serviço

“Coro e Piano” por Polyphonia Khoros

Quando: 31/10/2017, às 20h30

Valor: Gratuito (ingressos poderão ser retirados anteriormente nas bilheterias do CIC, TAC ou Teatro Pedro Ivo)

Local: Teatro Ademir Rosa – CIC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.