Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos convoca sociedade a se mobilizar neste 2018

Encerramos um ano difícil e iniciamos outro de grandes decisões importantes para o Brasil. Uma grande ruptura institucional no país refletiu no fortalecimento ainda maior do setor do agronegócio. O Pacote do Veneno é um exemplo dessa correlação de forças.

Por outro lado, com todos os obstáculos postos demos um passo extremamente importante na direção da unidade para se fazer a resistência necessária e propor alternativas saudáveis para a sociedade e para o meio ambiente. O lançamento da Plataforma #ChegaDeAgrotóxicos, em março de 2017, sem dúvidas, é uma forte resposta da sociedade organizada aos alarmantes dados sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, que coloca o país no primeiro lugar em matéria de consumo dessas substâncias no mundo.

O ano se inicia com as manchetes de jornal denunciando os ruralistas vendendo seus votos favoráveis a Reforma da Previdência em troca da flexibilização da lei de agrotóxicos no Brasil e aprovação do Pacote do Veneno. No dia 1º de fevereiro, o ministro da agricultura, Blairo Maggi se reuniu com a Monsanto, com a Anvisa e com a deputada Teresa Cristina, presidenta da comissão especial onde tramita o PL 6299, representante do Pacote do Veneno. Fica evidente para a população a quais interesses a produção de alimentos com agrotóxicos dessa maneira desmedida serve, às grandes transnacionais.

A saúde da população não pode virar moeda de troca entre governo e ruralistas!

Em 2018 temos a tarefa de seguir mobilizados, sempre dialogando sobre o tema dos agrotóxicos, além de continuar cobrando por uma legislação que proteja a saúde da população e o meio ambiente, representada muito bem pelaPolítica Nacional de Redução dos Agrotóxicos, a PNaRA. A PNaRA, uma alternativa construída pela sociedade civil organizada, já é um projeto de lei aceito pelo Congresso Nacional e espera a instalação de uma comissão especial para que seja analisada, e faremos de tudo para pauta-la no debate eleitoral.

Precisaremos também seguir firmes no combate a qualquer proposta ou medida que implique em retrocessos para a sociedade, facilitando a comercialização e uso de venenos no Brasil, na contramão da defesa de uma alimentação saudável.

Não será um ano fácil, mas ainda teremos boas oportunidades para ampliarmos nossa articulação e fortalecermos nossa luta. Compartilhe a plataforma #ChegaDeAgrotóxicos com amigos e familiares e vamos trazer mais força para nossa luta!

Ótimo 2018 para cada [email protected] de nós.

Associação Brasileira de Agroecologia – ABA
Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO
Articulação Nacional e Agroecologia – ANA
ACT Promoção da Saúde
Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável
Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida
Central Única dos Trabalhadores – CUT
FIAN Brasil
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar – FBSSAN
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Greenpeace
Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC
Slow Food Brasil
Via Campesina Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.