PIB se mantém estável de novo e Brasil do golpe não retoma crescimento

A indústria caiu 0,6% no segundo trimestre, ante os primeiros três meses do ano.

Foto: Marcelo Casal Jr.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou apenas 0,2% no segundo trimestre do ano, refletindo a fraca atividade econômica no País. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A greve dos caminhoneiros, no fim de maio e início de junho, foi um dos fatores determinantes para o resultado ruim, de acordo com especialistas.

O resultado ficou dentro da pesquisa realizada pelo Projeções Broadcast com 49 instituições. As estimativas variavam entre retração de 0,62% a alta de 0,50%, com mediana de crescimento de 0,10% em relação ao primeiro trimestre do ano.

Desindustrialização

O IBGE mostrou que a indústria caiu 0,6% no segundo trimestre, ante os primeiros três meses do ano. Os serviços tiveram uma leve alta, de 0,3%, e a agropecuária também ficou no zero a zero.

Olhando o PIB pela demanda, os investimentos recuaram 1,8%, ante o primeiro trimestre do ano, afetados pela quebra da confiança de empresários, que retomava lentamente após a saída da recessão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.