Pessoas de mais de 15 países assinaram petição exigindo dos Jogos Olímpicos 2016 respeito aos direitos humanos

Ato simbólico relembra as vítimas da violência policial no Rio de Janeiro
Ato simbólico relembra as vítimas da violência policial no Rio de Janeiro

Por Marcelle Decothè.*

Campanha em Salvador

Hoje, a poucos dias da abertura dos Jogos Olímpicos, a Anistia Internacional protocolou a entrega parcial de mais de 120 mil assinaturas da petição A Violência não faz parte desse jogo, na sede do Comitê Organizador Local Rio2016 (COL). Assim como você, pessoas de mais de 15 países assinaram a petição internacional exigindo das autoridades brasileiras e dos organizadores dos jogos uma política de segurança pública que respeite os direitos humanos.

A entrega foi feita durante ato simbólico e pacífico, onde 40 sacos fúnebres foram dispostos na calçada do COL, representando o total de mortos pela polícia na cidade do Rio de Janeiro no último mês de maio. Esse número representa um aumento de 135% em comparação aos mortos pela polícia em maio de 2015.

Obrigada por ter se mobilizado na campanha A violência não faz parte desse jogo!

A pressão não pode parar! Compartilhe a petição e convide seus amigos, amigas e familiares a se juntarem a esta causa.

Desde o final de abril, a Anistia Internacional vem alertando sobre os riscos de aumento de violações de direitos humanos no contexto da Olimpíada, como já ocorreu em outros megaeventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos PanAmericanos de 2007.

No ano da Copa, os homicídios cometidos pela polícia aumentaram 40% no estado do RJ. Desde 2009, quando o Rio se tornou sede da Olimpíada 2016, mais de 2600 pessoas foram mortas pela polícia na cidade.

Continue pressionando as autoridades responsáveis exigindo uma política de segurança pública que respeite os direitos humanos. Megaeventos esportivos não podem acontecer às custas de direitos já conquistados!

As autoridades precisam ser responsabilizadas para que adotem medidas onde os planos de segurança pública adotados sejam transparentes e os mecanismos de denúncia e responsabilização de fato funcionem.

Obrigada pelo seu apoio! A mobilização da sociedade é fundamental para garantir direitos!

Nos ajude a ampliar essa mobilização. Convide seus [email protected] e compartilhe a petição em suas redes !

Marcelle Anistia

*Marcelle Decothè
Assistente de Campanhas
Anistia Internacional Brasil

 

 

 

 

Fonte: Anistia Internacional Brasil 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.