Pesquisa mostra liderança do FMLN nas eleições de El Salvador

Publicado em: 17/01/2014 às 09:29
Pesquisa mostra liderança do FMLN nas eleições de El Salvador

SalvadorSanchezCerenUma pesquisa realizada pelo Iudop (Instituto Universitário de Opinião Pública) de El Salvador, entre os dias 4 e 9 de janeiro, mostra que a FMLN (Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional), partido do atual mandatário do país, Mauricio Funes, lidera a corrida presidencial. A eleição está marcada para o dia 2 de fevereiro.

Em uma simulação feita com cédulas, a FMLN teria 46,8% dos votos, contra 32,8% do principal partido de oposição, a Arena (Aliança Republicana Nacionalista). Quando os partidos dos candidatos não são citados, o atual vice-presidente, Salvador Sánchez Cerén (FMLN), lidera a pesquisa com 37,2%, seguido por Norman Quijano (Arena), com 30,5%, e pelo ex-presidente Antonio Saca (Unidad), que alcança 21,2% das intenções de voto.

Perguntados sobre o partido de preferência, 38,9% responderam serem favoráveis à FMLN, 26,5%, à Arena, e, 8,2% ao bloco Gana/Unidad. Mais 23,7% dos entrevistados disseram não ter opção partidária.

A mesma pesquisa mostra que 40,7% dos salvadorenhos acreditam que haverá fraude no pleito, ao passo que 49,1% acham que as eleições serão limpas. Além disso, 51,1% dos entrevistados afirmaram ter pouca ou nenhuma confiança no processo eleitoral e 48,9%, alguma ou muita confiança.

Os eleitores também foram questionados sobre se a FMLN deve seguir governando o país, ao que 49,9% responderam afirmativamente, contra 46,8%. Perguntados se a Arena, que governou o país antes da administração Funes, deveria voltar ao poder, 63,3% disseram que não, ao passo que 34,1%, sim.

Foram ouvidas 1.850 pessoas e a pesquisa, disponível aqui, tem margem de erro de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Ópera Mundi.

Foto: Agência Efe.

Deixe uma resposta