Pesquisa Ibope aponta: eleitores de Bolsonaro pedem combate ao desmatamento na Amazônia

Segundo levantamento, 96% das pessoas que declararam ter votado em Jair Bolsonaro em 2018 querem que o governo intensifique a luta contra o desmatamento

Foto: NASA

Segundo aponta a pesquisa “Percepções Sobre a Amazônia”, a imensa maioria da população brasileira, incluindo eleitores de Jair Bolsonaro, deseja que o governo intensifique o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.

O levantamento foi realizado pelo Ibope, em parceria com a plataforma de campanhas Avaaz.

Os pesquisados foram questionados se “o presidente Jair Bolsonaro e o Governo Federal devem aumentar as medidas de fiscalização para impedir o desmatamento ilegal na Amazônia”. Resultado: 96% responderam que concordam total ou parcialmente.

A mesma porcentagem se repetiu entre pessoas que declararam ter votado em Bolsonaro em 2018.

O Brasil vive hoje um recorde de queimadas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dados de satélite mostram que ocorreu aumento de 84% nos focos de incêndio na região em relação ao mesmo período de 2018.

Em outro questionamento da pesquisa, 88% dos entrevistados, em geral, afirmaram que concordam totalmente ou em parte que “a Amazônia é motivo de orgulho nacional”, com porcentagem maior (90%) entre eleitores de Bolsonaro.

A grande maioria (93%) também concorda, total ou parcialmente, que o desmatamento ilegal na Amazônia é preocupante.

Congresso

Em relação à atuação do Parlamento, 89% dos entrevistados (88%, entre eleitores de Bolsonaro) defendem que “o Congresso Nacional deveria assumir mais responsabilidade para que o Brasil atinja desmatamento zero”.

A pesquisa ouviu mil pessoas pelo país por telefone e foi realizada, entre 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Com informações da BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.