Pesquisa de Marielle Franco sobre a violência nas favelas vira livro

Trabalho de conclusão do mestrado da vereadora assassinada fala sobre segurança pública no Rio de Janeiro; lançamento será feito em São Paulo na semana que vem.

Foto: Divulgação

Por Thalyta Martins.

Na quarta-feira, 7 de Novembro, a “n-1 edições” lança em livro a dissertação de mestrado de Marielle Franco, no Aparelha Luzia a partir das 20 horas. 

Ela, conhecida por desafiar a brutalidade e a militarização, fez no mestrado também uma análise intitulada “UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro”, que defendeu na Universidade Federal Fluminense em 2014. O objetivo era expor como a Unidade de Polícia Pacificadora era extensão do modelo penal, que encarcera em massa pessoas pobres, com a desculpa de combate à insegurança social.

O lucro obtido com as vendas do livro será revertido para a família de Marielle.

A organização do livro é de Lia de Mattos Rocha e o prefácio de Frei Betto. A curadoria do lançamento é de Sidney Santiago e Sonia Sobral, e o apoio, da Aparelha Luzia e casadalapa.

Os participantes da atividade são: Akins Kinte, Allan da Rosa, Ana Maria Gonçalves, Anielle Franco, Areta Sadick, casadalapa, Coletivo Transverso, Erica Malunguinho, Gumboolt Dance Brasil, Lia de Mattos Rocha, Lucelia Sérgio Os Crespos, Micro roteiros da Cidade, Monica Benicio, Paulistanos, Raul Zito, Rico Dalasam, Viny Rodrigues e Zona Agbara.

Mais homenagens

Anielle Franco, irmã de Marielle, está escrevendo um livro memória em homenagem à Marielle Franco. Nele, ela reúne histórias e fotos da vereadora e da família, além de cartas escritas pela família e amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.