Pequim cria sistema de pagamento internacional que dispensa uso do dólar

Publicado em: 13/10/2017 às 14:13
Pequim cria sistema de pagamento internacional que dispensa uso do dólar
O Sistema de Comércio Cambial da China (CFETS, na sigla em inglês), gerenciado pelo Banco Popular da China, anunciou ter criado um sistema de pagamento que permite realizar transações tanto em yuan, como em rublo.

Trata-se do sistema “payment versus payment” ou PVP (pagamento versus pagamento), lançado em 9 de outubro depois da autorização do Banco Popular da China. Com o sistema é possível realizar transações em moedas nacionais da Rússia e da China.

Esta plataforma permitirá aos dois países evitar pagamentos recíprocos em dólar. Segundo o comunicado do CFETS, o novo sistema reduzirá os riscou relacionados ao câmbio de moeda e melhorará a eficiência do mercado de divisas.

Foto: Agência Efe

Plataforma permitirá Rússia e China evitarem pagamentos recíprocos em dólar

Além disso, o CFETS comunicou que planeja criar sistemas semelhantes para transações realizadas em yuan e em outras moedas. Pequim desenvolve todos estes sistemas no âmbito de sua iniciativa a nova Rota da Seda.

A nova Rota da Seda é um projeto incentivado pelo governo chinês que prevê criar uma rede global que une a China à Europa por via terrestre.

Fonte: Opera Mundi/Sputnik

Um Comentário para "Pequim cria sistema de pagamento internacional que dispensa uso do dólar"

  1. Nora Noemi Goldberg   13/10/2017 at 16:11

    Excelente artigo!! Abraços desde a Argentina!! Obrigada!!!

    Responder

Deixe uma resposta