Parabéns, assistentes sociais!

Por Lidiane Ramos Leal.

15 de maio, dia [email protected] Assistente Social.

O Serviço Social nasceu da necessidade de enfrentar as expressões da questão social, que é a principal razão da existência do capitalismo. Por muito tempo tentou-se esse enfrentamento pela Igreja Católica, por intermédio de práticas assistencialistas. Neste tempo, as moças burguesas davam esmolas aos pobres e até faziam visitas, assim ficaram conhecidas como “damas de caridade”.

Finalmente, por volta de 1960, sabendo que tal medida era insuficiente para barrar a desigualdade social, o exercício profissional passou a ser repensado pelas universidades. Havendo assim o rompimento com a Igreja. É certo que presenciamos um grande avanço profissional, no sentido de reconhecimento dos direitos sociais, para além da caridade cristã. Mesmo assim, infelizmente a cultura assistencialista ainda é muito presente na sociedade e certamente em nossos espaços de trabalho. Tal fato nos remete a uma constante luta, a fim de efetivarmos nosso projeto ético-político.

O Código de ética [email protected] Assistente Social apresenta como princípios fundamentais: a liberdade, a defesa intransigente dos direitos humanos, a consolidação da cidadania, a democracia no sentido de socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida, o posicionamento voltado para a equidade e justiça social, o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, a garantia do pluralismo, ou seja, a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero.

Por tudo isso, parabéns a nós que todos os dias encaramos firmemente as forças contrárias, lutando constantemente pela consolidação do projeto ético-político profissional. Parabéns para nós, ASSISTENTES SOCIAIS que fazemos da luta pela justiça social um dos grandes objetivos de nossas vidas.

Foto: Lidiane Ramos Leal

1 COMENTÁRIO

  1. É partindo desses ideais, o Serviço Social é parte fundamental para o combate à desigualdade social e as injustiças que ocorrem na sociedade. E é como profissionais assim como você, Lidiane, que podemos esperança que essa reforma vai pra frente e que um dia, quem sabe, poderemos ter um país melhor.
    Dia da assistente social não é só dia 15/05, é todos os dias… Parabéns!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here