Para Tudo Contra a PEC! – GALERIA DE FOTOS

Para Tudo Contra a PEC! – GALERIA DE FOTOS

Por Gabrielle Schardosin, para Desacato.info.

Imagens de Caroline Dall’Agnol e Thiago Iessim.

O ato “Para Tudo Contra a PEC” ocorreu na tarde de ontem, sexta-feira (25), na cidade de Florianópolis e fazia parte das atividades da paralisação nacional convocada por sindicatos e movimentos sociais. A manifestação mostrou a força do poder popular ao ocupar as ruas da capital catarinense e, ainda, demonstrou todo o apoio a dois importantes movimentos de ocupação na cidade: Escola de Educação Básica Simão José Hess e Centro Socioeconômico da UFSC.

A concentração do ato aconteceu em frente à UDESC, às 17h, e saiu em passeata em direção à escola Simão Hess, que era ponto de encontro com outra manifestação que teve início na UFSC. A ocupação que ocorria na escola foi encerrada essa semana, após reintegração de posse que contou com ação desproporcional da polícia.

Chegando à instituição, foi iniciado um batuque em apoio aos estudantes da Simão, que estavam sendo impedidos, de forma totalmente arbitrária, de entrar na escola para recuperar seus pertences. Após forte pressão popular, a manifestação mostrou seu poder ao finalmente conseguir fazer com que a direção da escola cedesse, liberando o acesso dos estudantes.

A manifestação, que a este momento concentrou maior número de pessoas, devido à união com o ato da UFSC, seguiu em direção à universidade federal, onde ocorreu uma belíssima ocupação do CSE – centro que, recentemente, tem sido palco de atitudes fascistas, que se opõe a ocupação pacífica e legítima que o curso de Relações Internacionais promove no centro.

Foi emocionante ver o vão de entrada do CSE tomado pelos manifestantes, que batucavam e entoavam cantos de apoio à ocupação, resistência e repúdio aos fascistas que vêm causando tanta violência e transtorno a todos os frequentadores do centro.

Por fim, a manifestação dirigiu-se à concha acústica, que fica em frente ao Centro de Comunicação e Expressão – também ocupado! – onde atividades culturais encerraram a mobilização do dia.

 

Você precisa estar logado para postar um comentário Login