Palestra Educação Ativa

com Margarita Valencia ( Equador) 

Data: 11 de junho de 2012 (segunda-feira)

Horário: 19:00hs

Local: Auditório do Colégio Aplicação da UFSC

Atividade Gratuita!

A EDUCAÇÃO ATIVA COMO ALTERNATIVA DE CONVIVENCIA NO AMOR E O RESPEITO ENTRE ADULTOS E CRIANCAS

Uma proposta que está revolucionando os atuais conceitos de aprendizagem e educação no mundo.

É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada, nas suas verdadeiras necessidades em cada uma de suas etapas de desenvolvimento, se tornará um adulto que convive em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-construtor de um planeta com as mesmas características.

Estes sãos os parâmetros que norteiam a educação ativa, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia em etapas sobre o desenvolvimento do ser humano realizadas por Jeanne Piaget e no conceito de “autopoyesis” do Humberto Maturama, dentre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.

Esta palestra apresentará um conteúdo sobre a Educação Ativa como Alternativa de Convivência no Amor e Respeito entre Adultos e Crianças, , como uma oportunidade de aprofundar estes e outros elementos básicos de respeito aos processos de vida e acompanhamento adequado ao crescimento da criança e o adolescente, incorporando também insumos da vivencia de uma escola referencia mundial na área, em Equador: a escola Pestalozzi.

A palestra abordará perguntas relativas ao surgimento e proposta da educação livre, que pretende quebrar com as estruturas vigentes de educação no mundo. Objetivará também esclarecer mal-entendidos em relação a mesma, descrevendo como a educação ativa foca em regras e limites claros que vão ao encontro das necessidades das crianças e ajuda a acompanhar seu processo de crescimento e harmonia com su entorno.

Serão também apresentados elementos importantes para resolver os inúmeros desafios no lar e na escola, como os de criar ambientes que satisfaçam as necessidades individuais de acordo com a idade e permitir a autonomia necessária para que a aprendizagem se faça de dentro para fora.

Margarita Valencia

Tem 10 anos de experiência de trabalho na ‘Fundación Educativa Pestalozzi’, www.fundacionpestalozzi.com no Equador. A Escola Pestalozzi é reconhecida na área pedagógica como pioneira no seu enfoque alternativo e como uma das novas correntes educativas mais avançadas no mundo.

Em 2010 Margarita realizou vários encontros com pais em Brasil (São Paulo, Bahia, Florianópolis e Paraná) Vive atualmente no Equador, de onde presta assessoria via internet a pais e mães de família, fazendo um acompanhamento a projetos familiares e consultas particulares. É mãe e professora de seu filho Omkar, de 11 anos, com quem faz educação em casa.

Maiores Informações:

Ligia ([email protected] – 96644233)

Eduardo ([email protected] – 9908-2984)

Leandro ([email protected] – 9915-2039 )

 

Realização:

Grupo de Formação em Pedagogia Libertária

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.