UFSC: Oposição vence eleição

Publicado em: 01/12/2011 às 07:47
UFSC: Oposição vence eleição
Professoras Roselane e Lúcia comemoram a vitória no auditório da reitoria.

A professora Roselane Neckel, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), foi eleita nesta quarta-feira, dia 30, reitora da Universidade Federal de Santa Catarina para o quadriênio 2012-2016. Ela obteve 52,47% dos votos, contra 47,53% do professor Carlos Alberto Justo da Silva, o Paraná. O apoio maciço dos estudantes deu mais de 67% dos sufrágios à candidata de oposição à atual administração da UFSC. Roselane, que assume em 10 de maio do próximo ano, após um período de transição entre as duas administrações, terá como vice-reitora a professora Lúcia Helena Martins Pacheco, do Centro Tecnológico (CTC).

A vitória de Roselane Neckel foi garantida pelos alunos, que deram 67,20% dos votos (6.518) à candidata do CFH. Entre os professores, Paraná foi melhor, com 52,69% dos votos, assim como entre os servidores técnico-administrativos, onde o candidato da situação obteve 57,51% dos sufrágios. Dos 13.549 votos totais, houve apenas 228 nulos e 84 brancos.

O clima favorável à professora Roselane podia ser medido pela animação dos jovens presentes no hall da reitoria antes do anúncio do resultado. E antes mesmo de o técnico Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrar os números projetados na parede do auditório, começaram os abraços e comemorações, em vista da tendência de vitória que se desenhava para a chapa de oposição.

Em seu discurso, após o fim do processo, a professora disse que sempre acreditou na possibilidade de vitória, mesmo com as dificuldades de uma candidatura que começou pequena, num centro que está longe de ser o mais numeroso da instituição. Ela agradeceu o apoio de quem trabalhou com a chapa na campanha, em especial os professores Irineu Manoel de Souza e Carlos Ramirez Righi, da chapa que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, que deu seu apoio a ela na segunda etapa do processo.

Roselane Neckel será a primeira mulher a dirigir a UFSC desde a sua criação, em 1960. Até maio de 2012, o reitor Alvaro Toubes Prata e o vice Carlos Alberto Justo da Silva continuarão à frente dos destinos da instituição. Prata esteve na apuração e cumprimentou as integrantes da chapa vencedora.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom
Fotos: Brenda Thomé / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Veja também:

Comissão eleitoral publica relatório com resultado final.

Projeto  Zero Convergência, do Curso de Jornalismo da UFSC, fez cobertura da apuração

Deixe uma resposta