UFSC: Oposição vence eleição

Professoras Roselane e Lúcia comemoram a vitória no auditório da reitoria.

A professora Roselane Neckel, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), foi eleita nesta quarta-feira, dia 30, reitora da Universidade Federal de Santa Catarina para o quadriênio 2012-2016. Ela obteve 52,47% dos votos, contra 47,53% do professor Carlos Alberto Justo da Silva, o Paraná. O apoio maciço dos estudantes deu mais de 67% dos sufrágios à candidata de oposição à atual administração da UFSC. Roselane, que assume em 10 de maio do próximo ano, após um período de transição entre as duas administrações, terá como vice-reitora a professora Lúcia Helena Martins Pacheco, do Centro Tecnológico (CTC).

A vitória de Roselane Neckel foi garantida pelos alunos, que deram 67,20% dos votos (6.518) à candidata do CFH. Entre os professores, Paraná foi melhor, com 52,69% dos votos, assim como entre os servidores técnico-administrativos, onde o candidato da situação obteve 57,51% dos sufrágios. Dos 13.549 votos totais, houve apenas 228 nulos e 84 brancos.

O clima favorável à professora Roselane podia ser medido pela animação dos jovens presentes no hall da reitoria antes do anúncio do resultado. E antes mesmo de o técnico Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostrar os números projetados na parede do auditório, começaram os abraços e comemorações, em vista da tendência de vitória que se desenhava para a chapa de oposição.

Em seu discurso, após o fim do processo, a professora disse que sempre acreditou na possibilidade de vitória, mesmo com as dificuldades de uma candidatura que começou pequena, num centro que está longe de ser o mais numeroso da instituição. Ela agradeceu o apoio de quem trabalhou com a chapa na campanha, em especial os professores Irineu Manoel de Souza e Carlos Ramirez Righi, da chapa que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, que deu seu apoio a ela na segunda etapa do processo.

Roselane Neckel será a primeira mulher a dirigir a UFSC desde a sua criação, em 1960. Até maio de 2012, o reitor Alvaro Toubes Prata e o vice Carlos Alberto Justo da Silva continuarão à frente dos destinos da instituição. Prata esteve na apuração e cumprimentou as integrantes da chapa vencedora.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom
Fotos: Brenda Thomé / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Veja também:

Comissão eleitoral publica relatório com resultado final.

Projeto  Zero Convergência, do Curso de Jornalismo da UFSC, fez cobertura da apuração

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.