Operários da Fiat ocupam agência bancária para pedir ajuda

Um grupo de operários da Fiat ocupou nesta segunda-feira (14/04), de forma pacífica, a agência do banco italiano Unicredit na cidade de Termini Imerese, sul da Itália.

A polícia mantém a situação sob controle e os empregados do banco interromperam as operações.

“Trata-se de uma iniciativa simbólica para sensibilizar as instituições [financeiras] para que encontrem uma solução imediata para os 2,2 mil operários e para o sistema bancário não se enrijecer”, disse o secretário em Palermo da Fiom (Federação de Empregados e Operários de Metalúrgicas), Roberto Mastrosimone.

Enquanto os metalúrgicos ocuparam a agência da Unicredit, um outro grupo também da Fiat manifestou-se na filial do banco Intesa San Paolo.

Os manifestantes chegaram a enviar uma carta ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, pedindo ajuda. As esposas e filhas dos operários, por sua vez, também escreveram cartas ao papa Bento XVI, ao presidente do Senado italiano, Renato Schifani, e ao governador da Sicília, Raffaele Lombardo.

“Queremos a dignidade através do trabalho, queremos pagar os impostos, mas, sem trabalho, é impossível”, disse Franca Gibilaro, esposa de um operário que trabalha na Fiat de Termini Imerese há 35 anos.

Fonte: Ópera Mundi.

Foto: http://libcom.org/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here