Operação militar no Paquistão vai até o fim do ano

Ministro Abdul Qadir Baloch
Ministro Abdul Qadir Baloch

Islamabad, 16 fev (Prensa Latina) A operação militar contra os talibãs no noroeste paquistanês se completará a fins de ano e estará seguida por um programa de reconstrução nesses territórios limítrofes com o Afeganistão, anunciou hoje uma fonte oficial.

Citado pelo diário Dawn, o ministro de Estado para as Regiões Fronteiriças, Abdul Qadir Baloch, disse que as Áreas Tribais sob Administração Federal (FATA) já não serão mais um bastião da insurgência. A era do terrorismo vai terminar nessas zonas em fins do 2015, assegurou.

Desde junho do ano passado o exército paquistanês livra uma ofensiva em massa contra os rebeldes nas regiões tribais limítrofes com o Afeganistão como resposta ao ataque de alguns dias contra o aeroporto internacional da cidade de Karachi, que deixou 39 mortos.

A operação intensificou-se depois que, em meados de dezembro, os talibãs assaltaram uma academia militar em Peshawar (noroeste) e assassinaram 149 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, no que constitui o pior ataque a uma instalação civil em toda a história do país.

Baloch acrescentou que o Governo porá em marcha um plano integral de desenvolvimento nas FATA, onde os combates têm causado grandes perdas materiais e a deslocação de cerca de um milhão de pessoas.] 

O programa é tão grande -agregou- que o chamamos “mini Plano Marshall” (em referência ao que ativou Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial com o duplo propósito de reconstruir os países europeus e conter o avanço do comunismo).

Washington fará um esforço similar no próprio Paquistão, pois em uma recente visita a Islamabad o chefe da diplomacia estadunidense, John Kerry, prometeu 250 milhões de dólares de ajuda aos deslocados pela guerra e à reconstrução das FATA, com a condição de que continue a caça aos talibãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.