Ônibus sustentável será testado em Florianópolis nesta sexta-feira

Publicado em: 29/11/2013 às 08:32
Ônibus sustentável será testado em Florianópolis nesta sexta-feira

onibus

A empresa Canasvieiras Transportes apresenta nesta sexta-feira, às 9h30, em frente ao Terminal de Integração do Centro de Florianópolis (Ticen), um ônibus com uso de tecnologia híbrida – misto de motor elétrico e motor a diesel – que consome 35% menos de combustível e emite 50% menos gases poluentes que os ônibus convencionais. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O veículo, além disso, é silencioso durante as paradas e apresenta consumo zero nas arrancadas. O transporte apresenta média de até 5,5 km/litro, enquanto um veículo padrão fica entre 3 e 4 km/l em linhas de média velocidade.

O modelo da Volvo, além da inovação do sistema elétrico de propulsão, apresenta itens ainda inéditos em ônibus de Florianópolis, como freios ABS integrados a sistema de controle de estabilidade, tração (EBD e EBS) e direção elétrica.

Funcionamento

Ao arrancar, o ônibus é movido pelo motor elétrico. A partir do momento em que o veículo ultrapassa 20 km/h, o motor diesel entra em operação, auxiliando o motor elétrico. No momento em que o veículo está parado, o motor diesel é desligado e um sistema de controle regula o consumo de energia. Quando necessário, o motor a diesel complementa a potência do motor elétrico e assim os dois motores trabalham de forma otimizada, economizando combustível.

O veículo ficará em teste até janeiro e tem lugar para 88 passageiros. Segundo a empresa, a adoção de modelos que usam energias alternativas é inevitável. Com o teste, a Canasvieiras busca permitir a colaboradores e clientes conhecer as tecnologias que farão parte do dia a dia das pessoas futuramente.

Fonte: Deolhonailha

Foto: Canasvieiras Transportes

Deixe uma resposta