Oficina sobre técnica de encenação Teatro dos Sentidos

Publicado em: 10/05/2014 às 11:55
Oficina sobre técnica de encenação Teatro dos Sentidos

paula wenkeCriadora do Teatro dos Sentidos ministrará palestra e oficina na Udesc
As atividades visam contato da comunidade com o processo de criação da elogiada técnica inclusiva

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe, entre os dias 12 e 16 de maio, a diretora multimídia Paula Wenke, que ministrará uma oficina sobre a técnica de encenação Teatro dos Sentidos, criada por ela. Na ocasião, ministrará também uma palestra onde apresentará os objetivos, o processo criativo e a poética desta técnica. Idealizado especialmente para uma plateia de deficientes visuais, ou também para um público de olhos vendados, o Teatro dos Sentidos é considerado pela crítica a mais relevante criação na área de encenação nos dias atuais.

O evento terá início com a palestra no dia 12 de maio, às 19h15, no Plenarinho da Reitoria, seguido de quatro dias de oficina no Centro de Artes (Ceart). Ambas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade, porém para participação na oficina é necessário realizar inscrição. Haverá entrega de certificado aos participantes que tiverem, no mínimo, 75% de freqüência nas aulas.

Visando entrar em contato com um pouco do processo de criação do teatro dos sentidos, a proposta da oficina é explorar uma sensibilização destes, trabalhando com diferenças de sonoridade, novas possibilidades de visão e experenciando laboratórios de tato, olfato e paladar. Já a palestra abordará o processo de criação e a dramaturgia das peças neste tipo de espetáculo, além de mostrar, a partir de exemplos em vídeo, como o teatro dos sentidos promove a inclusão cultural e social, bem como os desafios que ele enfrenta no mercado cultural.

Segundo Paula Wenke, o teatro dos sentidos é para ser “visto” de outra maneira. A imagem do que ocorre é fruto da criação interna e pessoal de cada um. A fantasia é estimulada pelos outros sentidos, evocando a memória pessoal do espectador que cria suas próprias imagens a partir do inconsciente, gerando uma enorme gama de emoções profundas e intensas.

Inscrições
Para se inscrever na oficina basta enviar nome completo, telefone de contato, um breve currículo e um parágrafo sobre o interesse na participação para o e-mail [email protected] O prazo é até o dia 11 de maio.

O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) e pelos programas de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, e Encontro com Dramaturgo, com a organização de Vívian Coronato – doutoranda no PPGT e professora colaboradora do Departamento de Artes Cênicas da Udesc.

Sobre Paula Wenke
Paula Wenke é graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e licenciada pelo MEC para formar atores. Produz em teatro, cinema, vídeo e outros meios. É autora, diretora e atriz de Feliz Ano Novo, espetáculo que bateu recorde de bilheteria no Teatro de Arena da Caixa Cultural, no Rio de Janeiro.  Adaptou e dirigiuPluft, o fantasminha, de Maria Clara Machado, apresentado no Instituto de Cegos de Salvador e no Instituto Benjamin Constant (IBC), no Rio de Janeiro. Com o Projeto Teatro dos Sentidos participou, em 2003 e 2004, do maior festival de teatro internacional, o de Avignon, na França.

Serviço
O QUÊ: Palestra “Teatro dos Sentidos”, com Paula Wenke
QUANDO: 12 de maio, às 19h15
ONDE: Plenarinho da Reitoria da Udesc (Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi,
Florianópolis/SC)
QUANTO: Gratuito

O QUÊ: Oficina “Teatro dos Sentidos”, com Paula Wenke
QUANDO: De 13 a 16 de maio, das 8h00 às 12h00
ONDE: Laboratório III (terça), Sala Básica II (quarta) e Sala de Dança II (quinta e sexta), na Udesc Ceart (Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC)
QUANTO: Gratuito
INSCRIÇÕES: Até 11 de maio pelo e-mail [email protected] (enviar nome completo, telefone, breve currículo e um parágrafo sobre seu interesse em participar da oficina)

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart

Graduando em Jornalismo Paulo Pagotti

E-mail: [email protected]
Telefone: +55 48 3321 8350

Foto: www.paulawenke.com

Deixe uma resposta