Ocupações em Porto Seguro e região contra a PEC 241

ufsb

Por Elissandro Santana, Porto Seguro, para Desacato.info.

Ontem, dia 26, os estudantes da UFSB se reuniram em Assembleia e aprovaram a ocupação da universidade contra a PEC 241. A assembleia, segundo organizadores, reuniu centenas de alunos nos três campi – Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas e nos Colégios Universitários.

O discurso de fundamentação para a ocupação contra a PEC 241/2016 é que a proposta de emenda à Constituição congela investimentos na área da saúde e da educação, desta forma, impedindo a expansão de universidades como a Universidade Federal do Sul da Bahia.

Tentei contato com um dos membros da equipe de comunicação do movimento em Porto Seguro para uma entrevista, mas como a universidade possui três campi e a revolução está acontecendo nos três pontos, eu fui informado que, para algo nessa linha, será preciso uma decisão em conjunto.

Enquanto a decisão para uma entrevista não sai, tentarei acompanhar, de alguma forma, a ocupação a partir de Porto Seguro, da forma mais viável possível.

É oportuno pontuar que a ocupação dos campi demorou acontecer, em cotejo com as demais movimentações que começaram no Brasil há dias, mas ela veio e isso é o que importa.

Na UFSB, no mesmo contexto de ocupação dos campi pelos estudantes, aconteceram assembleias dos técnicos administrativos e dos docentes com a aprovação de greve em protesto contra a tal PEC da morte.

Os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Sul da Bahia decidiram por entrar em greve na tarde de ontem, dia 26 do corrente mês e ano, em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 241 – como, também, contra outras medidas do governo Temer. Nessa quinta-feira (27), os docentes da instituição também decidiram, em assembleia, por uma greve em protesto contra a PEC que emperrará o país por, no mínimo, 20 anos.

Aqui no Estado, além da Universidade Federal do Sul da Bahia, o movimento de ocupação contra a PEC ocorre em outras instituições como Universidade Estadual de Santa Cruz, IFBaiano, IFBA e campi da UNEB em Teixeira de Freitas e Juazeiro, por exemplo.

No CIEPS, Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro, ainda não há informações sobre ocupação, mas, hoje, pela manhã, um grupo de estudante começou um protesto contra a PEC mortal do governo do Presidente Temer.

 Enfim, a ocupação chegou a Porto Seguro! É só o começo da luta!

Imagem: Ocupa UFSB.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login