Ocesc divulga crescimento de 13% do setor cooperativista em SC

ocescPor Rony Ramos.

A Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) divulgou na última sexta-feira (27), em Florianópolis, os números do cooperativismo no estado em 2012. O balanço da Ocesc apresenta os avanços nos 12 segmentos do cooperativismo catarinense. O fortalecimento deste segmento importante para a economia catarinense é tema de dois projetos de lei, de autoria do Executivo, que tramitam na Assembleia Legislativa.

Em entrevista aos veículos da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, o presidente da Ocesc, Marco Antônio Zordan, destacou o crescimento de 13% do setor em Santa Catarina em 2012. “Contabilizamos R$ 17,3 bilhões na receita das cooperativas filiadas à Ocesc”, informou Zordan. Os números representam um crescimento muito superior ao da economia do país no último ano e confirmam a força e a confiança do cooperativismo catarinense. “Crescemos em resultados, receitas e impostos. Foi recolhido R$ 1,03 bilhão em tributos. E muitos acham que o cooperativismo não recolhe impostos”, esclarece.

Mais de 1,4 milhão de catarinenses são associados as mais de 260 cooperativas de Santa Catarina, que atuam em áreas como agronegócio, crédito, saúde e educação. O estado tem o maior índice de cooperados em relação ao número de habitantes do Brasil. “A confiança no setor tem crescido e fortalecido o cooperativismo”.

Projetos de apoio a cooperativismo

Os projetos de lei de incentivo e apoio às cooperativas tramitam em regime de urgência no Parlamento e estão sob análise da Comissão de Constituição e Justiça. O PL 49/2013 determina a criação da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Já o PL 50/2013 estabelece a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Cooperativismo (Facoop).

Moacir Sopelsa (PMDB), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, afirma que o objetivo é acelerar a tramitação dos PLs para que as leis já estejam em vigor no dia 19 de abril quando será realizado um encontro estadual das cooperativas. “O texto das proposições é fruto de consenso entre a frente parlamentar, cooperativas e governo do estado”, segundo o deputado.

Para o presidente da Ocesc, os projetos de lei oficializam o cooperativismo no estado. “Vai nos dar condições de fazermos financiamentos e convênios com o governo para investirmos no setor”, destaca. No planejamento de ações, estão projetos para “formar e informar novos cooperados e cooperativas em Santa Catarina”. (Com informações da Rádio AL)

Fonte: Agência AL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.