Obra clássica de Shirley Jackson volta às livrarias pela Cia das Letras

Por 

Uma das obras mais importantes do terror, A Assombração na Casa da Colina, de Shirley Jackson, foi relançada e continua tão assustadora quanto antes! Voltando às livrarias pela Suma, braço da editora Companhia das Letras, a obra explora as profundezas do psicológico.

Shirley Jackson não inovou ao escolher falar de uma casa mal assombrada. De fato, outros escritores já haviam feito algo semelhante. Porém, foi a brincadeira com a mente e como ela movimenta seus personagens que dá à obra grande originalidade, tornando-a uma das favoritas de autores como Stephen King e adaptável ao cinema, como vemos nas duas versões cinematográficas do livro, The Haunting (1963) e um remake de mesmo nome (1999). Há indícios ainda de uma série na Netflix inspirada na obra.

O enredo

A história começa quando um cientista resolve fazer um experimento numa casa mal assombrada e, para isso, contrata alguns assistentes para comparecer e registrar os acontecimentos. São eles a tímida Eleanor Vance, a despojada Theodora e o futuro herdeiro da casa, Luke.

O que torna a obra interessante é o fato de não contar com o sanguinolento ou o violento, que faz muito sucesso no meio de terror, sobretudo em filmes como Jogos MortaisA Assombração na Casa da Colina é muito mais psicológica que chocante, já que é uma construção criada para fazer seus moradores se perderem numa espécie de labirinto e que escolhe aqueles mais fracos de mente como alvos. À medida que avançamos na curta leitura – a obra não ultrapassa 300 páginas – a construção vai revelando sua verdadeira natureza, isolando seus alvos. Por conta da época em que Shirley Jackson a escreveu – o ano de 1959 – a obra não é muito agitada, mas sim usa dos momentos em que você está mais confortável na leitura para te surpreender.

Acompanhamos majoritariamente Eleanor, uma mulher que nunca teve muitas emoções na vida. Com marcas do passado das quais se culpa, vemos a casa pelos olhos da mulher, ao mesmo tempo que interage com os outros moradores. Somos capazes de nos identificar facilmente com ela, que nunca se sentiu pertencente em lugar algum e busca desesperadamente se adaptar a um meio ou grupo de pessoas. Porém, isso só nos afasta de quem somos realmente, nos isolando ainda mais.

Ademais, o livro dá margem para varias leituras e teorias diferentes. Nos questionamos se tudo está acontecendo de fato ou somente na mente dos personagens. Se tudo tem uma razão óbvia ou se de fato existe alguma coisa paranormal acontecendo. A maestria de Shirley Jackson vem justamente do fato de que ela tem uma explicação lógica para tudo. Mas será que tudo é explicável? Muitas coisas ela deixa que o leitor decida como verdadeiras ou não.

Para fãs dos clássicos de terror, é uma leitura indispensável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.