O que é prefeiturar? Por Elaine Tavares.

Vi a propaganda do Gean na televisão e me pus a pensar sobre o seu prefeiturar. Obras e mais obras de aparência grandiosa. Postos de Saúde, creches, asfalto. Hum… muito convincente. E aí ele diz que está prefeiturando, e que esse prefeituar é para os mais empobrecidos. Tem aí uma meia-verdade, que é a matéria prima da mentira. O prefeito está sim, prefeiturando. Mas não é para os empobrecidos. Seu governo nunca inverteu prioridades. Ele prefeitura é para os ricos: o cartel do transporte, a turma do cimento, o empresariado do turismo, o bloco do automóvel.

Prefeiturasse ele para a maioria das gentes haveria de ter feito mudanças substanciais no transporte de massa. Esse transporte desintegrado que nos tira tempo de vida, duas, três horas por dia, por conta de suas baldeações absurdas. Transporte esse criado no governo de Angela Amin, diga-se de passagem, que também prefeiturava para os ricos, garantindo ao cartel dos empresários de ônibus décadas de tranquilidade.

Prefeiturasse Gean para os menos favorecidos teria uma política de moradia, o que evitaria de as famílias terem de ocupar terrenos em ações desesperadas, para poder fugir do aluguel. Construiria casas populares, teria um plano para garantir aluguéis justos. A Angela diz que construiu mais de mil casas populares, mas não conta que elas vieram por conta de uma poderosa e dura luta das famílias da Chico Mendes, por exemplo, que arrancaram suas moradias com sangue e lágrimas. Ah, esses prefeitos que prefeituram para os ricos.
Prefeiturasse para os empobrecidos e o Gean não colocaria como prioridade a construção de uma marina, que é bonita, é legal, mas é para poucos. Enquanto que moradia, transporte público, cultura e segurança é para toda a gente.

Prefeiturasse para a maioria, o Gean colocaria dentro dos prédios bonitos que apresenta na propaganda, as equipes de trabalho necessárias: nos postos de saúde, nas UPAS, nas Escolas Municipais. Não adianta ter o prédio se não tem gente com salário digno, com condições boas para ensinar e cuidar.
Prefeiturasse para a maioria e o Gen já teria encontrado os recursos para garantir saneamento nessa cidade que vive de turismo e que ainda não tem esgoto na maioria dos lugares. É que esgoto não é prédio. É coisa escondida. Não dá pra mostrar como um troféu. Mas, sabe onde aparece a obra do esgoto? Na cara das pessoas, na vida saudável, no sumiço das doenças, no prazer de viver nos espaços da cidade, na praia limpa. Só que isso é coisa difícil de notar e não dá voto.
Prefeiturasse Gean para a maioria e teríamos a cultura viva da nossa gente se expressando a cada dia nas ruas, nos espaços públicos, nos teatros, nas escolas. Teríamos nosso centro humanizado, com banquinhos e flores, para que as pessoas pudessem sentar na Felipe Schmidt e ver a vida passar nas cores e nos sotaques da nossa cidade.
Ah, esses prefeitos que prefeituram para os ricos.
Eu acredito sim que prefeiturar é mesmo uma arte: é viver a cidade, conhecer cada canto, garantir espaços democráticos de decisão de prioridades como um dia já aconteceu com o Orçamento Participativo, é levar transporte onde não têm, é garantir trajetos rápidos para que as pessoas possam ganhar vida, é definir políticas de moradia, de saneamento, é realizar de verdade um Plano Diretor Participativo, com as pessoas e para as pessoas, democracia direta, participativa. Esse é meu sonho de prefeiturar e acredito firmemente que pode voltar a acontecer na cidade, como um dia foi feito com a Frente Popular. Temos essa chance outra vez. Bora aproveitar.
Vamos colocar na prefeitura um prefeito que prefeiture para todos e não só para alguns. Elson e Lino – 50
Elaine Tavares, jornalista

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.