O primeiro país do mundo a legalizar o aborto foi a URSS

A conquista do aborto legal e seguro, uma luta importantíssima para as mulheres do nosso país, foi concretizada em 1920 pelas mulheres revolucionárias de 1917.

Em 8 de novembro de 1920, as mulheres da URSS, conquistaram o direito ao aborto gratuito e sem restrições no primeiro trimestre de gestação.

“As heroínas da Revolução de Outubro formavam todo um exército, e embora seus nomes estejam esquecidos, sua abnegação vive em cada vitória daquela revolução, em todos os ganhos e façanhas desfrutadas pelos trabalhadores da União Soviética. É logico e incontestável que, sem a participação das mulheres, a Revolução de Outubro não traria a Bandeira Vermelha da vitória. Glória às trabalhadoras que marcharam sob a bandeira vermelha durante a Revolução de Outubro. Glória à Revolução de Outubro que libertou as mulheres!”
(Mulheres Militantes nos Dias da Grande Revolução de Outubro – Alexandra Kollontai)

Em outubro de 1917, as trabalhadoras e trabalhadores da URSS, tomaram o poder e instauraram diversas conquistas para as mulheres.

Leia mais: Parlamento Europeu condena o comunismo como equivalente ao nazismo

Com jornalismo e ficção, o Documento Audiovisual NOVEMBRADA – “QUARENTA, Pra Não Esquecer”, vai contar o que viveram e sentiram os moradores de Florianópolis e Região durante a ditadura militar, mais precisamente no fato conhecido como Novembrada que, no dia 30 de novembro, completa 40 anos. Saiba mais em https://www.catarse.me/quarenta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.