O Polyphonia Khoros retorna ao palco do CIC com “Concertos Hispânicos”

A apresentação, que acontecerá nesta quinta-feira, terá entrada franca

O Polyphonia Khoros apresenta o espetáculo “Concertos Hispânicos” nesta quinta-feira (10), às 21h, no Teatro Ademir Rosa – CIC em Florianópolis. Os ingressos são gratuitos e já podem ser retirados na bilheteria dos teatros do CIC, TAC e Pedro Ivo. O espetáculo, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Orcali, terá um repertório em que serão apresentadas obras de temática espanhola do período renascentista ao contemporâneo.

Maestrina Mércia Mafra Ferreira (Foto: Eduardo Serafin)

“Concertos Hispânicos” é um projeto idealizado pelo Polyphonia Khoros, sob regência e coordenação da maestrina Mércia Mafra Ferreira e do maestro Per Ekedahl em conjunto com o multi-instrumentista e compositor Marcos Pablo Dalmacio. A ideia é oferecer ao público um diálogo vocal/instrumental tendo como fio condutor a temática espanhola, seja a autoria da poesia, seja a nacionalidade do compositor ou mesmo a língua em que é cantada a obra.

Desta forma, será possível ouvir música do século XVI ao século XX para coro a capella, peças para violão solo e peças para coro e violão.

Essa interação da expressão tanto vocal quanto instrumental torna esta apresentação singular, devido a esta escolha do repertório. Uma alternância interessante, por exemplo, será oferecida pelos músicos na seção dedicada ao classicismo, com a interpretação das obras de Fernando Sor, um compositor espanhol bem conhecido dos violonistas, de passagem obrigatória para a formação instrumental. Porém, o que poucos sabem é que ele também escreveu algumas obras corais de grande beleza. Deste compositor, o Polyphonia Khoros apresentará o moteto ‘O Crux’.

Maestro Per Ekedahl (Foto: Eduardo Serafin)

O momento culminante do Concerto Hispânico será a parte final, em que violão e coro se unem para a interpretação de uma obra prima de Mario Castelnuovo-Tedesco, o Romancero Gitano, baseado em 7 poemas do grande poeta espanhol Federico García Lorca. Cada parte desta obra, com cerca de 20 minutos de duração, é cheia de surpresas, sem nunca perder o lirismo musical que sublinha as inspiradas palavras do poeta.

Musicista Marcos Pablo Dalmacio (Foto: Priscila Appella)

O concerto irá transitar desde a jocosidade e a leveza da música renascentista até a voluptuosidade mediterrânea de Romancero Gitano sempre com o objetivo de contribuir, como vem acontecendo no trabalho do Polyphonia Khoros, com a formação do público através da música, não utilizando esta, apenas, como simples entretenimento.

Serviço

“Concertos Hispânicos”

Quando: 10 de maio, às 21h

Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC

Entrada Franca

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/203183766953829/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.