O Papel e o Mar (2010)

Em comemoração ao aniversário da escritora Carolina Maria de Jesus conheça filme que narra seu encontro imaginário com outro importante ícone negro brasileiro, João Cândido, líder da Revolta da Chibata, em pleno centro do Rio de Janeiro. É uma dupla homenagem ao trabalho de Zózimo Bulbul e da escritora Carolina Maria de Jesus. com Zózimo Bulbul e Dirce Thomas.Direção: Luiz Antonio Pilar

Nascida em 14 de Março em Sacramento, Mina Gerais Carolina muda-se para São Paulo após a morte de sua mãe, e passa a viver em uma das maiores favelas do Brasil: Favela do Canindé as margens do Rio Tietê. Ali a escritora passa por todas as dificuldades sustentando seus filhos catando papel pelas ruas da metrópole.

Apaixonada pela literatura Carolina que só tinha a segunda série, então passa a registrar em um diário sua realidade de favelada. Descoberta por um jornalista chamado Audálio Dantas, publica seu primeiro livro Quarto de Despejo – Diário de uma favelada, em 1960.

Hoje, Carolina Maria de Jesus é considerada uma das mais importantes escritoras negras do Brasil.

João Cândido Felisberto, também conhecido como “Almirante negro” (Encruzilhada do Sul, 24 de junho de 1880 – Rio de Janeiro, 6 de dezembro de 1969), foi um militar brasileiro da Marinha de Guerra do Brasil, líder da Revolta da Chibata (1910).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.