‘O Mundo Sombrio de Sabrina’: do humor para o satanismo

Imagem: Divulgação

Estreou na semana passada, uma semana antes do Halloween, a adaptação da HQ Chilling Adventures of Sabrina, uma tentativa de reimaginar a origem da menina meio bruxa, meio humana, conhecida pela sitcom dos anos 90, Sabrina, Aprendiz de Feiticeira.

Mas, esqueça tudo o que você lembra dela, do humor e das cenas leves, pois a agora chamada O Mundo Sombrio de Sabrina promete te dar vários sustos e, talvez, fazer você perder o sono à noite. Já preparando o terreno para você não se surpreender muito na hora de começar a assistir, preparamos algumas curiosidades gerais sobre a nova trama da Netflix.

Cena de ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’
Cena de ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’. Imagem: Divulgação.

Família

A família de Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) continua a mesma: as tidas Hilda (Lucy Davis) e Zelda (Miranda Otto), o gato Salem, além do namorado Harvey Kinkle (Ross Lynch). No entanto, eles ganham mais um membro: Ambrose Spellman, um bruxo que vive em prisão domiciliar após tentar explodir o Vaticano.

Além de sua família e namorado, os amigos de Sabrina também são personagens bastante importantes para a protagonista. Neste núcleo, a série ainda aborda a questão do feminismo e ativismo dentro da escola, principalmente para rebater o preconceito com uma amiga de gênero não-binário.

Cena de ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’
Cena de ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’. Imagem: Divulgação.

A série conta com grandes referências de filmes clássicos de terror, como O Bebê de Rosemary e O Exorcista, entre muitos outros.

Satanismo

Atenção aos conservadores: a série tem (e muito) satanismo. Inclusive, a comunidade da religião está um pouco incomodada com a forma em que ela é tratada, mas cabe somente a eles julgar o que está sendo mostrado na trama e o que é correto.

Logo no começo, Sabrina, que é metade bruxa, metade humana, está prestes a fazer 16 anos e a abdicar todo o seu lado humano para entrar na Academia de Artes Invisíveis. Mas, antes disso, ela precisa passar pelo “dark baptism”. Em meio a todo esse processo de aceitação de sua futura nova condição, muitos seres assustadores aparecem na série, inclusive o próprio “belzebu”.

Riverdale

O Mundo Sombrio de Sabrina compartilha muito do mesmo mundo da série jovem Riverdale, começando pelo mesmo produtor, Roberto Aguirre-Sacasa. Ambas as produções apresentam semelhanças, como a junção do mundo antigo, com vestimentas vitorianas e medievais,com o mundo atual, em meio a smartphones e laptops.

Além disso, a nova série conta com diversos easter eggs de Riverdale ou ainda outras referências visuais. Só assistindo as duas para descobrir.

Cena de ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’
Imagem: Divulgação.

Influências

A série conta com grandes referências de filmes clássicos de terror, como O Bebê de Rosemary e O Exorcista, entre muitos outros. Inicialmente, O Mundo Sombrio de Sabrina teria sido apresentado como um filme de terror, mas somente vários episódios poderiam reproduzir com clareza tudo o que foi aprendido na “escola dos filmes de terror”.

Muitas cenas, além de assustadoras, podem ser perturbadoras e chocantes para alguns, deixando a série mais obscura a cada episódio.

Cena de ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’
Cena de ‘O Mundo Sombrio de Sabrina’. Imagem: Divulgação.

Com 10 longos episódios, de aproximadamente uma hora cada, O Mundo Sombrio de Sabrina já pode ser maratonada na Netflix.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.