O IFSC oferece a série de palestras Floripa Desterrada: História de Florianópolis

IFSC promove ciclo de atividades alusivas ao aniversário de Florianópolis.

Foto: Tali feld Gleiser

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) promove na próxima segunda-feira (25/03) palestras que discutirão diferentes aspectos da História do município de Florianópolis. O evento, chamado “Floripa Desterrada: História de Florianópolis”, é organizado pelo Laboratório de Imagem e Oralidade Franklin Cascaes (LIO) e acontecerá no Auditório Alberto Aparecido Barbosa, localizado no Campus do Instituto na Avenida Mauro Ramos. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

O evento inicia às 09:40 com a palestra “Transformações da Paisagem no Centro de Florianópolis”, ministrada pelos Bolsistas dos Projetos de Extensão vinculados ao LIO, Enzo Antônio Dallagnol Gottardo, Lucas Martins Gomes, Victor Hiendicke Moreira Prates e Felipe Gerhard Dohle. A palestra tem por objetivo discutir o desenvolvimento urbano da região central de Florianópolis, ressaltando as relações estabelecidas entre as elites municipais e as comunidades economicamente desfavorecidas que ao longo da história do século XX foram empurradas para fora das áreas urbanas centrais. Com a preocupação de apresentar quem foram e quem são os habitantes reais de Florianópolis, e como estes são historicamente tratados no planejamento urbano, a palestra propõe olhar também para o patrimônio histórico da cidade e para as motivações que produziram profundas alterações na paisagem daquela que já foi a antiga Desterro. Os Bolsistas são orientados pelos professores de História Jaqueline Tondato Sentinelo, Viegas Fernandes da Costa e Diego Antônio Pinheiro Soca.

No período da tarde, a partir das 13:30 horas, acontece a roda de conversa “História e música: aspectos da música catarinense pelo olhar dos pesquisadores”, com a presença de Márcia Ramos de Oliveira (Doutora em História e Professora da UDESC), Luciano Py de Oliveira (Doutorando em História e Professor do Colégio de Aplicação da UFSC) e mediação de Égide Guareschi (Doutora em Letras e professora da UTFPR). As relações entre música, história e identidade em Santa Catarina, e mais especificamente em Florianópolis, foram objeto de pesquisa do professor de História do IFSC Rodrigo de Souza Mota, que faleceu em 2018. A roda de conversa, ao promover o encontro destes pesquisadores em torno do tema da história da música e suas relações com a cidade, celebra também a vida perpetuada na pesquisa acadêmica e no diálogo cultural.

Serviço:

O quê: Floripa Desterrada: Histórias de Florianópolis.
Quando: 25 de março (segunda-feira), das 09:40 às 11:30 horas e 13:30 às 14:55 horas.
Onde: Auditório Alberto Aparecido Barbosa, IFSC Campus Florianópolis. Avenida Mauro Ramos, Florianópolis.
Quanto: Entrada gratuita e aberta à comunidade (apresentar Documento de Identidade na entrada).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.