O estranho ‘causo’ da igreja abandonada

Publicado em: 02/12/2013 às 06:58
O estranho ‘causo’ da igreja abandonada

igreja encano alto Indaial

Por Sally Satler.

Um domingo desses saí para um pedal com algumas amigas, partindo de Blumenau para Indaial, na região do Encano. É um lugar lindo, estrada de chão, muita área verde com aquelas ‘casas de vó’, ótimo para pedaladas tranquilas e paradas para contemplar e fotografar.
Num desses bate-papos o assunto foi uma igreja no Encano, abandonada no meio de uma imensa área verde, que desperta a curiosidade de muitos, pois há poucos metros foi construída outra igreja, nem tão maior, e muito mais sem graça que esta antiga igreja abandonada.
Logo uma amiga me confidenciou o mistério, contado a ela por um conhecido que soube através de seus parentes que moravam na região.
“Guria, tu não sabes a história dessa igreja? Chega a me dar arrepios quando passo por ela, uma coisa ruim” – me confidenciou com aquela expressão assustada. “Foi na década de 40, parece que o padre engravidou uma das moças da comunidade, que era noiva de um rapaz daqui. Quando apareceu a barriga, ela teve que contar tudo para o noivo”.
“E o que aconteceu?” – Perguntei.
“O noivo, enfurecido, entrou na igreja e matou o padre e a noiva, depois se matou com um revólver.” – E como quem comenta sobre o prato do almoço, continuou. – “O túmulo do padre fica bem ao lado da igreja”.
“Mas isso é verdade mesmo?”
“Não sei, os antigos daqui só dizem que a igreja foi abandonada porque compensava fazer outra nova ao invés de reformá-la. Mas um amigo entrou na igreja para fotografar, e disse que tudo parece estar intacto, não havia nada que indicasse risco de desabamento.”
Esta semana passei pela igreja novamente e senti um calafrio ao lembrar do suposto assassinato e suicídio que aconteceu lá dentro. Mas estou criando coragem para entrar nessa igreja e investigar os seus mistérios… Quem sabe?
Aos nossos vizinhos de Indaial, eu pergunto: esse ‘causo’ é ou não uma lenda?
Foto: Reprodução

Deixe uma resposta