O campo não é prioridade em São Miguel do Oeste/SC

 

Foto: Ricardo Souza, para Desacato. info.

Por Claudia Weinman, para Desacato. info.

Quase fechando a edição de hoje me chegaram mais imagens sobre a situação nas estradas do interior de São Miguel do Oeste/SC. A comunidade da linha 8 de março há mais de um mês denunciou a queda de um ônibus transportando crianças e adolescentes. O mesmo deslizou e foi parar na vala.

A matéria do Jornal dos/as Trabalhadores/as no dia 23 de agosto mostrou o sentimento das famílias diante da situação. Em 12 de fevereiro também o Portal Desacato divulgou a denúncia da tentativa do poder público em fechar turmas da escola da linha Dois Irmãos. O fechamento de turmas resultaria em uma ação futura, no fechamento da unidade escolar, conforme disseram os moradores e lideranças naquela ocasião e como mostra a entrevista abaixo.

Agora mais um problema que dificulta a vida das famílias. A falta de manutenção na ponte que dá acesso a comunidade.

Ricardo Souza, que é comunicador popular e mora na comunidade conversou com os moradores. Segundo ele: “Alguns moradores da comunidade disseram que o prefeito de São Miguel do Oeste sabe do ocorrido pois não é a primeira vez que isso acontece. O planejamento segundo o que informaram era de o governo em primeiro lugar investir nas estradas e deixá-las bem cascalhadas e em segundo lugar arrumar a ponte que ainda esse ano já era para ter sido  ampliada (erguida) mas até agora nada foi feito”, disse.

A comunidade quer saber o que precisa acontecer para o poder público tomar uma atitude. Quando não se consegue fechar uma escola pela força e organização da comunidade, se tenta de outra maneira, não investindo nas estradas, dificultando o acesso, entre outras coisas.

Fica o questionamento.

_

Claudia Weinman é jornalista, diretora regional da Cooperativa Comunicacional Sul no Extremo Oeste de Santa Catarina. Militante do coletivo da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Rural (PJR).

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.