NYT revela o que aconteceu com o Prisioneiro X de Israel

Por Tali Feld Gleiser, para Desacato.info.

Ben Zygier, o Prisioneiro X, pode ter estado envolvido no assassinato de um líder de Hamas.  Ele estava entre 26 suspeitos investigados pelo serviço secreto australiano que tramaram o assassinato de Mahmoud al-Mabhouh, no seu quarto de hotel em Dubai, em 2010, de acordo com o jornal Al Yarida. O Prisioneiro X entregou às autoridades em Dubai  “nomes, fotos e detalhes precisos em troca de proteção”.

Prisão de Ayalon onde esteve o Prisioneiro X. Foto: Ariel Schalit/AP

Israel sequestrou seu próprio agente (Zygier) e o enviou para a cadeia sob a acusação de traição um mês depois da operação de 19 de janeiro de 2010.

Pela operação,  Israel recebeu sanções diplomáticas, apesar de não reconhecer a sua responsabilidade, pelo uso de passaportes europeus e australianos  falsos.

Jornalistas australianos disseram que Zygier foi preso antes de revelar o segredo dos passaportes ao governo australiano e à mídia.

O caso do Prisioneiro X se conheceu quando na quarta-feira, 12 de fevereiro, o gabinete do Primeiro Ministro Benyamin Netanyahu convocou uma reunião de urgência com o Comitê de Editores de Jornais e a censura militar “pediu” para retirarem as matérias relacionadas com o caso.

A censura israelense permite que os jornais publiquem material que tenha fontes da mídia estrangeira, mas este caso era delicado demais porque podia afetar uma instituição de Israel, neste caso, o Mossad, a truculenta agência de inteligência do Estado sionista.

Leia mais sobre o caso aqui

Fonte:  http://www.nytimes.com/2013/02/15/world/middleeast/israels-prisoner-x-linked-to-dubai-assassination-in-new-report.html?partner=rss&emc=rss&smid=tw-nytimesworld&_r=0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.