Núcleo Catarinense da Auditoria Cidadã da Dívida Pública distribui cartilhas

Por Ana Carolina Peplau Madeira, de Florianópolis, para Desacato.info.

O cartilhaço, como está sendo chamado o evento, está marcado para às 16h30 desta terça-feira, dia 2 de fevereiro, em frente ao Ticen. Organizado pelo Núcleo Catarinense da Auditoria Cidadã da Dívida (NC da ACD), o cartilhaço contará com orientações e informações sobre o tema.

Perguntar é dar calote? Para qualquer pessoa não é, mas para a imprensa tradicional é. Auditoria é apenas um questionamento, passar a limpo, verificação das contas. No caso específico, das Dívidas Públicas, brasileiras e estaduais. Já na primeira reunião do ano, dia 23, no Sindprevs, foi apresentada a análise inicial dos contratos sobre dívidas públicas catarinenses. De acordo com o economista João Luis Abrantes Bertoli, “verificar indícios de ilegalidades, especialmente a cobrança de juros sobre juros e condicionamentos impostos referentes a venda de patrimônio estadual”.

No portal transparência, todos os dados governamentais estão disponíveis, porém é necessário ter paciência para “garimpar as informações”. Não fica claro de fato para quem o Brasil deve, qual valor dos juros, correção monetária, estados e municípios. A impressão é que tudo fica mais dificultado propositalmente. Na prática, quase 50% de tudo que é arrecadado pelo Brasil, vai para pagamento de dívida pública, juros e amortizações.

A questão é justamente que não divulgam estes os dados corretamente. O governo afirma que tem que cortar gastos, fazer o Ajuste Fiscal. Porém, reduz investimentos em saúde, educação, segurança pública, transporte, habitação, entre outras obrigações constitucionais do Estado para pagar a dívida que ninguém sabe de onde veio, nem quais os juros, etc. Todos estão convidados a tirar dúvidas e até ajudar na análise dos documentos que já foram disponibilizados do governo barriga verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.