Núcleo Catarinense da Auditoria Cidadã da Dívida Pública altera data do Cartilhaço

Por Ana Carolina Peplau Madeira, de Florianópolis, para Desacato.info.

O Núcleo Catarinense da Auditoria Cidadã da Dívida (NC da ACD) adiou a distribuição cartilhas, que seria hoje para o dia 16, em função do mau tempo. O Cartilhaço, como está sendo chamado o evento, está marcado para às 16h30, na primeira terça-feira após o Carnaval, em frente ao Ticen.

 O objetivo é esclarecer sobre o assunto, para que seja feita a verificação da dívida pública, saber para quem os governos (municipais, estaduais e federal) devem, qual o valor dos juros cobrados, se tem como quitar com desconto, entre outras perguntas. Na prática, quase 50% de tudo que é arrecadado pelo Brasil, vai para pagamento de dívida pública, juros e amortizações.

Os governos dizem que cumprem a lei e divulgam estes dados todos no Portal Transparência, mas estão lá para que pesquisadores experientes “descubram”. Paralelamente, a mídia tradicional informa que cortar gastos da máquina pública, fazer o Ajuste Fiscal, sem explicar que serão reduzidos investimentos em saúde, educação, segurança pública, transporte, habitação, entre outras obrigações constitucionais do Estado.

Todo político chega às campanhas eleitorais falando em quê mesmo?  Só que os recursos para investimentos sociais são diminuídos para pagar a dívida que ninguém sabe de onde veio, nem porquê ainda está sendo paga. Todos estão convidados a tirar dúvidas e até ajudar na análise dos documentos que já foram disponibilizados do governo barriga verde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.