Novo mapeamento aponta perfis de direita como mais engajados no Facebook

Por Naomi Matsui.

A 1ª edição de um novo levantamento semanal de páginas e perfis relacionados a política no Facebook mostra que internautas ligados a perfis mais alinhados com a direita no cenário nacional estão mais engajados na rede social.

De acordo com dados de 6 a 9 de março, 60,49% dos mais de 108 milhões de perfis e páginas do Facebook analisados são simpatizantes da direita. O número de interações (curtidas e compartilhamentos) nesses perfis no período (14,7 milhões) foi mais que o dobro do envolvimento nas páginas mais alinhadas à esquerda (7,1 milhões).

O projeto, intitulado Tideo (Termômetro Ideológico) é de iniciativa de Xico Graziano, ex-assessor do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e executado pela empresa ePoliticSchool. O ranking será divulgado semanalmente.

O monitoramento considera número de fãs e o envolvimento em 150 páginas de mídias, políticos, influenciadores e partidos da esquerda e da direita na rede, divididos em “vermelhos” e “azuis”, respectivamente.

A página do MBL (Movimento Brasil Livre), por exemplo, foi a com maior número de interações no período –1.732.605. Leia a íntegra do documento.

tideo-total

PERFIS MAIS INFLUENTES

O presidente do PSDB nacional Aécio Neves (PSDB-MG) é o político com maior número de fãs (4.393.716). Mas a página com maior número de interações foi a do prefeito de São Paulo João Doria (PSDB-SP), também dos “azuis”. O número é 3 vezes maior (551.631) que o da página do ex-presidente Lula (PT), líder das interações da esquerda;

Os simpatizantes da direita estão mais ativos em 3 das 4 categorias criadas pelo estudo: mídia, políticos e influenciadores. A exceção fica com a categoria “partidos”: a página do PT é a com maior número de interações, com 113.043. A do PSDB teve 57.423 e ficou em segundo lugar. A do PMDB, do presidente Michel Temer, aparece apenas na 6ª colocação (69.114).

Entre os influenciadores, o vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, considerado um “vermelho” liderou com 360.307 envolvimentos. O 2º e 3º lugares ficam com os “azuis”: 257.605 interações com a jornalista Joice Hasselman e 232.220 com o pastor Silas Malafaia.

tideo-paginas-3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.