Nove eventos científicos perdem auxílio do CNPq na UFSC

Pesquisadores fizeram planejamento com recursos que já haviam sido aprovados

Por Vinicius Claudio.

Em mais uma medida de contenção de gastos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cancelou nesta semana o apoio a mais de 300 eventos científicos em todo o País – nove deles seriam realizados na UFSC.  Em nota publicada no site, a agência de fomento à ciência suspendeu os auxílios aprovados e já divulgados na Chamada N. 04/2019.  

A decisão vale tanto para propostas que estavam em análise quanto para projetos que já haviam sido aceitos. O edital tinha como objetivo a promoção de eventos científicos, tecnológicos e de inovação, seja com abrangência internacional, nacional ou regional. 

O professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, Mauro Luis Vieira, está entre os aprovados na chamada do CNPq. O pesquisador é presidente do Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, que terá a 12ª edição sediada em Florianópolis entre os dias 13 e 16 de novembro.

Segundo Vieira, o auxílio por parte do CNPq representava cerca de 25% dos custos do Congresso que, neste ano, acontece juntamente com a primeira Conferência Internacional sobre Psicologia do Desenvolvimento. Ele relata que o termo de concessão assinado não está mais disponível no portal e que o único comunicado recebido foi a nota publicada no site e redes sociais da entidade. 

De acordo com o professor, o comitê organizador precisará rever toda a logística do evento – que esse ano contou com número recorde de trabalhos inscritos. Além disso, convites a cientistas do exterior tiveram que ser desfeitos. “Teremos que contar com a solidariedade dos pesquisadores nessa situação desconfortável de desvalorização da ciência”, disse. 

A suspensão segue a linha de cortes anunciados aos poucos pelo CNPq nas últimas semanas. O cenário é de incerteza inclusive sobre o pagamento de bolsas no próximo mês, quando cerca de 84 mil pesquisadores vinculados à agência podem ficar sem receber.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.