Nota oficial da Universidade Federal do Paraná

UFPRA Universidade Federal do Paraná, como instituição formadora e espaço democrático de construção de valores e transformação da sociedade, reafirma a sua crença na Educação, pública, gratuita, de qualidade e socialmente responsável e no Professor, como principal mediador do processo de ensino aprendizagem e da proposta de futuro da Nação.

A UFPR repudia o rompimento do diálogo e a todas as formas de violência, incluídos o excesso, a agressão e a truculência, e reafirma que o diálogo é única forma democrática de solução de conflitos, em face dos confrontos ocorridos em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná no dia 29 de abril de 2015.

A comunidade universitária anseia pela retomada do diálogo e da construção coletiva, com respeito institucional e aos direitos dos trabalhadores, e que os professores liderem uma verdadeira aula de cidadania e democracia. Do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, espera-se que demonstrem civilidade, respeito e disposição ao diálogo, como a democracia representativa exige. Que seja restabelecida a interlocução construtiva em prol do Futuro do estado do Paraná.

A Reitoria