Nota do MPL/Joinville em repúdio ao oportunismo conservador nas mobilizações populares. De baixo e à esquerda

Nas últimas semanas, protestos contra os aumentos das tarifas e questionando o transporte coletivo ganharam força nas ruas, em todo o país. Tendo grande destaque a brutalidade irracional da Policia Militar contra os manifestantes, em diversas cidades como Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, com maior repercussão em São Paulo. Após essas diversas semanas de luta, e diversas de demonstração de solidariedade de diversas cidades, ontem, São Paulo e Rio de Janeiro revogaram os aumentos de tarifa.
Porém ao mesmo tempo em que o povo saiu as ruas reivindicando suas pautas, debatendo a questão do transporte coletivo em todo o país, a direita conservadora, com seus meios de comunicação, tenta desvirtuar as pautas dos movimentos, falando que as manifestações não tem uma pauta especifica, numa clara tentativa de fazer com que o movimento perca seu foco nacionalmente, e consequentemente sua força. Esse discurso tem eco em um setor da classe média conversadora.
Joinville está dentro desse processo nacional, uma manifestação foi chamada com pautas específicas: solidariedade à luta travada contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo, contra a repressão promovida pelos governos e pela reabertura do processo licitatório do transporte em Joinville, a fim de que o acúmulo dos movimentos sociais – o transporte verdadeiramente público – seja a alternativa a esse transporte privado, caro, de péssima qualidade e sem nenhum controle popular.
MPL JoinvilleDiversas pessoas nesses últimos dias tem trabalhado nas redes sociais para desvirtuar e confundir qual a real pauta da manifestação, buscando diluir todo movimento nacional. Nós do MPL desde o começo alertamos, a generalização só servirá para enfraquecer o movimento do povo, e fortalecer os de cima, os donos de poder, além da direita que já mostra suas garras em discursos conservadores, que inclusive hoje começa a criminalizar os que lutam e são reprimidos.
Hoje o povo de Joinville irá sair às ruas. Porém existem diversas pautas, muitas delas contraditórias, que hoje estarão na praça. Nós do MPL sairemos com um Bloco com os de baixo e à esquerda. Convocamos todos os movimentos sociais, entidades, organizações, movimento hip-hop, estudantes secundaristas e universitários, trabalhadores, as periferias, enfim, todos que realmente se identificam enquanto povo, com os de baixo, venham se somar ao Bloco de Esquerda!
Agora não é momento de vacilação. Temos que ter clareza de nossos objetivos, e maior clareza ainda com o que a direita quer com o movimento do povo. É o momento de avançarmos enquanto bloco, fortalecer um movimento de fato popular.
Movimento Passe Livre Joinville, 20 de Junho de 2013.”

http://mpljoinville.blogspot.com.br/2013/06/nota-em-repudio-ao-oportunismo.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.