Nota de apoio ao Deputado Jean Wyllys

Via Guilhemina Cunha Salasário Ayres.

Nós, movimentos sociais e instituições da sociedade civil, viemos por meio desta nota prestar nosso apoio ao Deputado Federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), por ocasião da representação do PSD, assinada pelos deputados João Rodrigues (PSD-SC) e Éder Mauro (PSD-PA) junto à Comissão de Ética da Câmara Federal, acusando-o de quebra do decoro parlamentar.

A materialidade da representação tem relação com pronunciamentos do Deputado Jean Wyllys em plenário e em outros espaços, fazendo alusão aos processos que o Deputado João Rodrigues responde, em que é acusado e condenado por improbidade administrativa e superfaturamento, entre outras acusações. Lembramos que até o momento o referido Deputado não devolveu os R$ 8 milhões aos cofres da prefeitura da Pinhalzinho-SC, referentes à condenação do TRF em 1999, durante o período em que foi prefeito daquela cidade.

Ressaltamos a exemplar atuação do Deputado Jean Wyllys na defesa dos Direitos Humanos, na ampliação e garantia de direitos da população negra, quilombola, da juventude, povos de religiões de matrizes africanas, movimentos de mulheres e LGBT, e sua dedicação às pautas da saúde, cultura, contra a corrupção e de política externa. Por estas razões e pelo fato de ter sido reconhecido recentemente pelo Prêmio Congresso em Foco como melhor deputado do Brasil, acreditamos que não há motivos suficientes para que tal representação seja feita ao Deputado. Acreditamos que suas declarações refletem a verdade dos fatos e que as mesmas só foram feitas com base em acusações prévias, estas sim infundadas de que o Deputado representaria a “escória política do Brasil”.

Neste sentido, reiteramos nossa solidariedade ao Jean Wyllys contra todas as difamações, ataques e perseguições políticas sofridas injustamente e de maneira sistemática, organizada e deliberada não somente pelos postulantes da ação, mas como também por outros membros do Congresso brasileiro. Portanto, convocamos a todos e todas a se manterem ao lado da democracia em defesa dos Direitos Humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.