Nota Contra a Criminalização do Movimento Estudantil da UDESC

udesc-policia
A Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública e Gratuita de Santa Catarina vem por meio desta nota, prestar total solidariedade aos estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina, que participaram da ocupação da Reitoria da instituição, e nesse momento sofrem com a sua criminalização.
O movimento de ocupação da Reitoria, que durou cerca de 25 dias, resistiu até o último momento, quando inevitavelmente houve a brutal reintegração de posse perpetrada pela Polícia Militar no dia 18 de novembro. Neste mesmo dia, a Reitoria da universidade lançou nota, onde afirma: “Além das sanções previstas nas ações judiciais, a universidade pretende instaurar os devidos processos disciplinares a todos os envolvidos na ocupação que forem identificados, conforme prevê o Regimento Geral da Udesc, que incluem advertência, repreensão, suspensão e expulsão da instituição. […] Informa ainda que, caso aconteça outra manifestação que seja não pacífica e prejudique a universidade, a atual gestão da Udesc, que estará à frente da instituição até abril de 2020, recorrerá imediatamente às instâncias competentes para manter a ordem”¹.
Frente à esta ameaça explicita da Reitoria da UDESC em criminalizar os estudantes, visando o engessamento do movimento estudantil, nós da Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública e Gratuita – SC, declaramos nosso total apoio aos estudantes, nos disponibilizando a enfrentarmos juntos essas sanções jurídicas e políticas.
Ressaltamos ainda que neste momento no qual um projeto de educação privatista é aprofundado em nosso país, mediante o sucateamento da educação pública, engendrado pela PEC 55, que congela os gastos públicos em 20 anos; a MP 746, que trata da Reforma do Ensino Médio e a Lei da Mordaça, que cerceia a atividade docente, nós reafirmamos que somente a organização e unificação da classe trabalhadora brasileira na luta contra esses ataques possibilitarão barrar esses projetos de mercantilização e privatização da educação.
Assim, informamos à Reitoria da UDESC que os estudantes que realizaram o movimento de ocupação não estão só. Ao seu lado, está a Coordenação Estadual em Defesa da Educação Pública e Gratuita – SC e todos aqueles que lutam por uma educação pública, gratuita, de qualidade e voltada para a emancipação humana.
Dessa maneira, convocamos a todas as entidades, organizações e trabalhadores a somar nesta luta contra a criminalização destes estudantes e de todos os movimentos sociais. Reiteramos: lutar não é crime!
Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais!
Lutar Não é Crime!
Educação não é Mercadoria!
¹ Nota Oficial da reitoria da UDESC: http://udesc.br/noticia/nota_oficia…
Foto: Arquivo Desacato.info.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.