Nossa bandeira é a brasileira para todos os brasileiros!!!

Por Elenira Vilela.  

Brasil: nome adotado para o país porque os colonizadores exploraram uma árvore encontrada em abundância aqui cuja madeira é VERMELHA e que ganhou o nome de brasa porque a brasa é VERMELHA! Brasil é madeira cor de brasa, madeira VERMELHA!

Mas nossa bandeira não tem a cor VERMELHA, presente na bandeira dos EUA, da Alemanha, da França, da Espanha, do México, do Canadá, da Rússia, da Austrália, do Japão, de Cuba, da Colômbia, da Venezuela, do Chile… cansei porque por algum motivo montes de bandeiras tem vermelho.

A bandeira brasileira tem quatro cores: Verde, amarelo, azul e branco.

Verde das nossas matas, que o candidato que se diz patriota quer acabar, por isso apesar de querer armar todo mundo esse candidato quer retirar o porte de armas dos fiscais do IBAMA que defendem nossa natureza. Também nas letras que escrevem o lema do positivismo “Ordem e Progresso” que não defende o Brasil para todxs, mas somente para os proprietários de terras;

Amarelo: do ouro que tinha aqui e hoje virou as  joias da coroa inglesa que os portuguesas usaram pessoas escravizadas e depois entregaram para a Inglaterra. Hoje pode representar nossa riqueza mineral como Nióbio, bauxita… que explorada pela empresa privatizada Vale acabou destruindo também parte do verde com o fim da Bacia do Rio Doce;

Azul: de um lindo céu estrelado que já quase não vemos das grandes cidades que tem altos índices de poluição;

Branco: que seria de uma paz que só existiu para uma minoria desde a invasão dos portugueses, já que assassinamos milhões de indígenas, torturamos milhões de negros e negras escravizados, assassinamos enforcados e torturados qualquer pessoa que se levantou contra a exploração ou a opressão como contra a escravidão, contra jornadas de trabalho de 16h, por direitos a férias remuneradas ou direitos das domésticas, contra a morte de LGBTs ou de mulheres pelo direito de votar…

A vida de brasileiros e brasileiras como Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Sócrates, Miguel Nicollelis, Dandara, Anita, Marta, Lima Barreto, Darci Ribeiro, Helenira e tantxs outrxs fizeram a gente se apaixonar por essa bandeira controversa e tão diferente! Nossa bandeira é a brasileira para todos os brasileiros!!!

Elenira Vilela é professora e sindicalista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.