New York Times: Governo Trump planejou em 2017 golpe contra Venezuela

Foto: @NicolasMaudro

Por Railídia Carvalho.

Reportagem publicada neste sábado (8) no jornal New York Times revela que o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, se reuniu com militares venezuelanos descontentes com o governo de Nicolás Maduro para executar um golpe naquele país. As informações do jornal vieram a partir de relatos de funcionários do governo dos Estados e de um ex-militar que participaram das reuniões.

Matéria publicada na Folha de S.Paulo deste sábado afirma que a Casa Branca em nota chamou os supostos encontros de “diálogos com todos os venezuelanos que demonstram desejo por democracia”. Ainda de acordo com a nota, o objetivo desse diálogo seria “trazer mudança positiva para um país que já sofreu tanto sob Maduro”.

O conteúdo estampado no New York Times tem sido constantemente denunciado por Maduro. Em maio deste ano, ao vencer as eleições e receber o certificado da vitória, o presidente reeleito da Venezuela denunciou uma conspiração de diplomatas norte-americanos expulsando-os da Venezuela.

No mês de agosto, drones com cargas explosivas atingiram o palco onde estava o presidente da Venezuela e ministros. Alguns funcionários do governo foram atingidos. Maduro não sofreu ferimentos. O ministro das Comunicações, Jorge Rodríguez, afirmou na ocasião: “fracassaram e seguirão fracassando”. O governo venezuelano acusou pelo atentado setores da extrema direita colombiana com envolvimento dos Estados Unidos.

Do Portal Vermelho com Folha de S.Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.