Museu publica livro educativo digital e gratuito sobre a perseguição aos negros durante o Holocausto

Por Bruno Leal.

“Nossa Luta: a perseguição dos negros durante o Holocausto” é uma produção do Museu do Holocausto de Curitiba.

Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, o Museu do Holocausto de Curitiba acaba de lançar “Nossa Luta: a perseguição dos negros durante o Holocausto”, um material educativo sobre a perseguição nazistas de afro-germânicos, com um panorama histórico e biografias da vítima da Shoah. O material, que aborda um tema ainda pouco conhecido pela historiografia, vai agradar principalmente professores do Ensino Médio. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.

O projeto inédito foi desenvolvido em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e com o Centro Cultural Humanita. Ele reforça a necessidade de se olhar a Shoá (Holocausto) como um evento histórico universal (e não particular-judaico), dialogando com a sociedade e transmitindo lições baseada em valores. De acordo com Carlos Reiss, coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba, “este trabalho possibilita que estas histórias jamais sejam esquecidas”.

O livro é divido em diversos capítulos, todos didáticos, curtos e muito informativos. Ele começa com a história do Império Colonial alemão e chega até a situação dos negros na Alemanha Nazista, passando por textos que esquadrinham as teorias raciais, ações genocidas na África, como aquela da dos povos hereros e namaquas, na atual Namíbia, a vida de afro-germânicos na República de Weimar e as implicações de tais acontecimentos para o debate sobre os direitos humanos. Destaque também para curtas biografias de afro-germânicos que sobreviveram a perseguição nazista.

Fonte: Café História. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.