Milhares de pessoas saem às ruas de mais de 30 cidades contra lei da mordaça na Espanha

democraciaespanha

Milhares de espanhóis saíram às ruas de mais de 30 cidades do país neste sábado (20/12) contra a chamada “Lei da Mordaça”, que impede manifestações, impõe censura e fecha o cerco contra imigrantes.

Os protestos, que puderam ser realizados após a obtenção de liminar na Justiça, tiveram força, em especial, na capital Madri e em Barcelona.

Um dos organizadores da manifestação na Catalunha, o advogado Andrés García Berrio discursou contra diversos aspectos da lei aprovada pelo governo de Mariano Rajoy (PP), principalmente a proibição de fazer gravações das ações policiais. Para Berrio, esse tipo de gravação é “imprescindível” para muitas investigações penais.

Mais de 80 movimentos sociais fizeram a convocatória para hoje. Para eles, ao menos 15 das 46 medidas propostas são contrárias à liberdade de expressão na Espanha.

A nova legislação, que está prevista para entrar em vigor em 2015, prevê, por exemplo, multa de 30 mil a 600 mil euros para manifestações convocadas sem o consentimento governista.

Foto: Reprodução/Opera Mundi

Fonte: Opera Mundi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.