Mulheres foram autoras de 42 das 55 redações nota mil no Enem

Mulheres da região Sudeste se destacaram dentre candidatos que tiraram nota máxima na redação do Enem 2018. Foto: Reprodução/ Valter Campanato – Agência Brasil

Dentre os 55 candidatos que tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), as mulheres foram as grandes dominantes e compuseram a maioria, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados revelam que 42 dentre as provas que gabaritaram – ou seja, 76% dos casos – foram escritas por mulheres. De acordo com levantamento, candidatas dos estados de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro, com 18 anos de idade, compõem o perfil predominante entre as participantes com nota máxima na redação do Enem 2018 .

Segundo o Inep, entre homens e mulheres , 17 dos melhores textos foram de estudantes com 18 anos, enquanto que os candidatos com 17 anos assinaram 11 dessas redações e os participantes com mais de 20 anos escreveram 10 textos. Já em relação à origem, 33 candidatos foram somente do Sudeste, com predominância de Minas Gerais e Rio de Janeiro – 14 participantes cada.

No total, o Inep corrigiu 4.122.423 provas de redação com o tema ‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’. Mais de 81 mil dessas provas ficaram com nota entre 900 e mil.

Apesar de o desempenho médio na redação ter sido menor em 2018, 55 pessoas tiraram a nota máxima – em 2017, foram 53 participantes – e 112.559 (2,73%) zeraram a prova dissertativa – número bem menor em comparação com os 309.157 estudantes que tiraram zero na prova do ano anterior. Os principais motivos para a nota baixa na última edição foram redações em branco, fuga ao tema e cópia do texto motivador.

O resultado do Enem 2018 foi divulgado na última sexta-feira (18) . As notas individuais ficam disponíveis na página do participante e podem ser acessadas mediante informação do CPF e da senha do participante. Já os resultados dos treineiros, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio, serão liberados somente no dia 18 de março, mesma data de divulgação da vista pedagógica da redação.

As provas do  Enem 2018  foram aplicadas em 4 e 11 de novembro. Já a reaplicação ocorreu em 11 e 12 de dezembro. As inscrições para o Enem deste ano estão previstas para começarem no mês de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.