Mujica questiona qual a solução para a corrupção no mundo capitalista

2017-06-19 22:01
Mujica questiona qual a solução para a corrupção no mundo capitalista

O ex-presidente e atual senador do Uruguai, José Mujica, usou sua nova coluna, a Consciência Sul, para questionar qual a melhor forma de lidar com o problema da corrupção, tão presente na política latino-americana. Para ele, os países que se desenvolveram a passos largos nos últimos anos com seus governos progressistas, enfrentam esta questão que parece algo “inerente ao sistema capitalista”.

Para Mujica, a corrupção é algo que está ligado à inversão de valores humanos. Afinal, em uma sociedade onde “acumular dinheiro” é sinal de “vencer na vida”, as ofertas para se corromper podem ser vistas com menos severidade. Trata-se, em suma, de um fenômeno do capitalismo, acredita o ex-presidente.

“Teríamos que nos dedicar a pensar que, tacitamente, esta etapa da civilização pela qual atravessamos vive de fato, não com palavras, não com mensagens explícitas, mas com uma linguagem tácita que anda por todas as partes, sem redator responsável, que triunfar na vida é acumular dinheiro, e que quem não acumula dinheiro tem de fato negado o caminho da felicidade.”

Fonte: Portal Vermelho.

Deixe uma resposta