MST Realiza caminhada e ocupa a prefeitura de Quixeramobim (CE)

Foto: MST.

Por Aline Oliveira.

Na manhã de quarta-feira (7), cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra realizaram uma caminhada no Centro da cidade de Quixeramobim, localizada no interior do Ceará, e em seguida ocuparam a Prefeitura Municipal.

A ação pautou uma audiência com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a própria Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

Além disso, reivindicaram a desapropriação imediata de áreas ocupadas pelas famílias que residem nos acampamentos do MST no município, destinando-as para fins de Reforma Agrária, e pautaram ainda, a renegociação das dívidas do Crédito Emergencial e o Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (FEDAF), a garantia do Seguro Safra no estado do Ceará, transporte escolar, reforma de estradas, entre outras.

“Os assentados e acampados estão dispostos a continuar a luta apesar da conjuntura difícil”, afirma Iane Braga, da coordenação do MST no município de Quixeramobim, e continua: “Esse é um momento que precisamos engrossar as nossas fileiras. Estamos lutando por nossos direitos, então a nossa luta sem duvida é uma luta legítima, e precisamos garantir nossa pauta estrutural e política”.

“Continuaremos a luta em defesa da Democracia e pela liberdade do nosso companheiro Lula”, reforça Braga.

No período da tarde aconteceu uma audiência que teve início às 12 horas, com representantes das instituições responsáveis pela execução das reivindicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.