MST em Santa Catarina realiza seu 32º Encontro Estadual

Publicado em: 21/12/2017 às 19:49
MST em Santa Catarina realiza seu 32º Encontro Estadual

Por Juliana Adriano. 

O 32º Encontro Estadual do MST em Santa Catarina ocorreu em tom de luta e unidade, celebrando a potência do povo organizado. Entre os dias 18 e 20 de dezembro, cerca de 250 pessoas se reuniram em Fraiburgo/SC. São integrantes do movimento de todo estado, bem como parceiros de diversos sindicatos, movimentos sociais, entidades eclesiais e parlamentares.

A mística de abertura reforçou que o despejo vivido pelo Acampamento Marcelino Chiarello é a expressão do acirramento da luta de classes. O cenário de golpe vivido no Brasil e na América Latina é parte da crise estrutural do capitalismo. Foi ressaltada a importância de não esquecer dos objetivos centrais do MST, de avançar na Reforma Agrária, na produção alimentos saudáveis e na transformação da sociedade.

Ao mesmo tempo, os Sem Terrinha aproveitaram um espaço de brincadeiras e reflexões especialmente pensado para eles. O espaço buscou preparar as crianças do MST para o 1º Encontro Nacional dos Sem Terrinha, que ocorrerá em 2018, em Brasília.

Para Álvaro Santin, integrante da coordenação estadual, ‘é preciso avançar ainda mais na transformação cultural do sistema produtivo, pois há um forte anseio na sociedade por alimentos melhores’. “Quando fazemos chegar às famílias esse alimento, fazemos chegar junto nossa ideologia, solidariedade, a defesa da reforma agrária popular”, reforça Santin.

Para a dirigente nacional, Irma Brunetto, há uma grande “necessidade do trabalho constante com nossa base, nos aspectos produtivos, educativos e nos nossos valores. Demanda uma mudança cultural de uma profundidade que entre em nossas veias, desde a forma de se alimentar, se vestir. Ou seja, desde o cotidiano até as lutas feitas com o conjunto da sociedade”.

Fonte: MST. 

Deixe uma Resposta

Your email address will not be published.