MPA prepara IV Festa da Semente Crioula

Por Marcos Corbari.

Evento será realizado dia 28 de janeiro, em Seberi

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) confirmou a realização da IV edição da Festa da Semente Crioula, a ser realizada nas dependências da Cooperbio, na Linha Tesoura, em Seberi. A data referencial é o domingo, 28 de janeiro, com atividades durante todo o dia. Embora a programação ainda esteja sendo formulada, já foram confirmadas a feira de produtos orgânicos e agroecológicos pela manhã, almoço com cardápio típico camponês ao meio dia, exposição e partilha de amostras de sementes crioulas, bem como festejos populares com música e apresentações culturais.

Durante a festa será realizada exposição e partilha de amostras de sementes crioulas (Foto: Daniela Prado)

Uma das atrações da festa é a Caravana Clodomir de Moraes, ação de ativismo cultural executada durante o ano de 2017 em estados do Nordeste e que pela primeira vez vem ao sul, trazendo intervenções teatrais, música e a partilha das experiências vividas no percurso percorrido em meio as comunidades camponesas. Também serão realizadas as tradicionais rodas de conversa, troca de experiências e palestras que trazem como temas centrais a preservação da semente crioula e a adoção do sistema de produção agroecológico.

Temas como a preservação da semente crioula e a adoção do sistema de produção agroecológico estarão presentes nas tradicionais rodas de conversa, troca de experiências e palestras (Foto: Daniela Prado)

Mais informações podem ser obtidas com os representantes locais do MPA, pelo telefone (55) 999 634 234 ou pelo e-mail [email protected].

Sementes crioulas resgatadas por gerações de camponeses e camponesas (Foto: Daniela Prado)

O que são sementes crioulas?

São sementes guardadas, reproduzidas e melhoradas milenarmente por comunidades tradicionais. Elas são mantidas e selecionadas por várias gerações através dos agricultores camponeses. Guardam em si a riqueza da seleção natural e, por isto, devem ser preservadas e disseminadas. Normalmente são sementes que vieram de plantas cultivadas organicamente, sem uso de pesticidas, inseticidas ou adubos químicos, comprovando que é possível descartar esse tipo de produtos nocivos, bem como evitar que se recorra a sementes geneticamente modificadas. Os fundamentos dessa cultura estão na tradição passada de pai para filho, na troca, na agroecologia, na defesa da diversidade de plantas e cultivos e na preservação das espécies nativas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.