Mostra gratuita em SP exibe produções brasileiras com mulheres negras

Publicado em: 03/08/2017 às 11:09
Tanto o encontro como a mostra são desdobramentos do Empoderadas, websérie criada há dois anos e com mulheres negras em frente e por trás das câmeras (Foto: Larisa Fulana de Tal/Reprodução/Facebook)

Depois de uma semana de excelentes palestras, o 1º Encontro Nacional Empoderadas entra em uma segunda fase: de 2 a 8 de agosto, a Mostra Empoderadas – Mulheres Negras no Audiovisual exibe 31 produções – incluindo curtas, webséries, vlogs e outros formatos – em sessões gratuitas em São Paulo (SP).

Tanto o encontro como a mostra são desdobramentos do Empoderadas, websérie criada há dois anos e com mulheres negras em frente e por trás das câmeras. No caso da mostra, mais de sessenta produções brasileiras foram inscritas no processo de seleção, que exigia a presença de ao menos uma mulher negra na equipe.

A curadoria foi feita por quatro cineastas negras: Keila Serruya, do Coletivo Picolé da Massa e Várzea das Artes (AM); Iliriana Rodrigues, do Criadoras Negras (RS); Thamires Vieira, do Tela Preta (BA);  e Renata Martins, do Empoderadas (SP). Em comunicado, elas disseram que o objetivo foi “escolher obras que refletissem a pluralidade da produção do audiovisual negro e as múltiplas vozes e presenças femininas.”

De 2 a 5 de agosto, as sessões acontecem às 18h30 no Aparelha Luzia, e horários, sinopses e fichas técnicas de todos os filmes podem ser consultadas aqui. No dia 8 a programação vai ao CineSesc, que a partir das 20h30 promoverá uma exibição especial do trabalho da cineasta Everlane Moraes, inclusive os curtas documentais inéditos La Santa Cena (2017) e Monga, Retrato de Café (2017). Em seguida, haverá um debate com a presença da diretora e da pesquisadora Kênia Freitas, com mediação de Renata Martins.

A programação do Encontro Empoderadas ainda inclui cinco mesas temáticas, que acontecem de 1° a 5 de agosto no Aparelha Luzia, das 20h às 22h. Os assuntos a serem discutidos são, respectivamente: A mulher negra e a produção audiovisual brasileira: da desconstrução das velhas à construção das nova narrativas; A experiência coletiva no audiovisual; Empoderamento técnico e estético: onde estão as técnicas negras do audiovisual?; Captação de recurso: onde está o dinheiro para as produções negras no audiovisual?; e Atrizes negras: a representação da mulher negra no audiovisual.


Mostra Empoderadas – Mulheres Negras no Audiovisual
Data e horário: 2 a 5 de agosto, a partir das 18h30
Local: Aparelha Luzia (Rua Apa, 78, Campos Elíseos) – São Paulo/SP
Entrada: Gratuita

Sessão especial: Narrativas de uma mulher – com Everlane Moraes
Data e horário: 8 de agosto, a partir das 20h30
Local:  CineSesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César) – São Paulo/SP
Entrada: Gratuita

Mesas temáticas
Data e horário: 1° a 5 de agosto, das 20h
Local: Aparelha Luzia (Rua Apa, 78, Campos Elíseos) – São Paulo/SP
Entrada: Gratuita

Fonte: Mulher no Cinema.

Deixe uma resposta